Ciência

Estudo: Exercício físico melhora resultados escolares

Segundo investigadores da Faculdade de Psicologia da Universidade de Dundee, Escócia, a prática de exercício físico regular melhora o desempenho académico dos mais jovens.
Versão para impressão
Segundo investigadores da Faculdade de Psicologia da Universidade de Dundee (UD), na Escócia, a prática de exercício físico regular, de intensidade moderada a forte, melhora o desempenho académico dos mais jovens. A conclusão partiu da análise de cerca de 5.000 crianças britânicas com idades entre os 11 e os 16 anos. 
 
Publicado no British Journal of Sports Medicine, o estudo aponta para resultados a longo prazo, com um efeito “dose-resposta” – “quanto mais intenso for o exercício, mais impacto há nos resultados académicos”, lê-se na publicação. 
 
Ao longo da investigação, a equipa, coordenada pelo professor J. N. Booth da UD, avaliou a duração e a intensidade da atividade física diária das crianças, em períodos de 3 e 7 dias, usando um “acelerómetro”, um dispositivo usado num cinto elastico. 
 
O aparelho mostrou que, em média, os rapazes faziam cerca de 30 minutos de exercício físico diário, enquanto as raparigas faziam cerca de 20 minutos – números “significativamente abaixo dos 60 minutos recomendados”, sublinham os especialistas.

Posteriormente, os investigadores avaliaram o desempenho académico das crianças nas disciplinas de Inglês, Matemática e Ciências, recorrendo aos exames nacionais obrigatórios aos 11, 13 e 15/16 anos. 

 
Para além dos resultados mostrarem que um melhor desempenho académico, nas três disciplinas, estava relacionado com a quantidade de atividade física que os jovens levavam a cabo diariamente, comprovaram ainda que a prestação das raparigas em Ciências era particularmente beneficiada com o exercício físico. 
 
A situação verificou-se em todos os escalões analisados, o que levou os investigadores a questionarem-se sobre quais seriam os resultados académicos dos jovens se os mesmos praticassem, diariamente, os 60 minutos de exercício físico recomendados.
 
“Se a atividade física regular, seja moderada ou forte, influencia o desempenho escolar, isto tem implicações na saúde pública e nas políticas de educação, sendo que as escolas e os pais têm um importante papel ao potenciarem um aumento significativo e sustentado da atividade física das crianças”, concluem os investigadores.

Clique AQUI para aceder ao estudo completo (em inglês).

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close