A sessão “Evolução da Qualidade e da Equidade no Sistema Educativo Nacional (Pisa 2000-2009)”, inserida nos Encontros Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) 2009, contará, no encerramento, com a presença da ministra da Educação, Isabel Alçada.
Em declarações à Agência Lusa, o representante português ao comité do PISA, Pinto Ferreira, afirmou que “a escola portuguesa, para além de ter melhorado em termos de qualidade, melhorou também e substancialmente em termos de equidade”.
“Estão a diminuir as diferenças entre os alunos com melhores desempenhos e os alunos com piores desempenhos, o que é muito importante”, garantiu.
Segundo Pinto Ferreira a OCDE define um índice relacionado com o estatuto socioeconómico e cultural dos alunos.
“O que é interessante é que em Portugal esse índice tem um pequeno impacto. Nós temos alunos com um estatuto socioeconómico e cultural muito débil e com resultados muito bons”, observou.
“O nosso sistema educativo tem evoluído, quer do ponto de vista da qualidade quer da equidade”, sublinhou.
Pinto Ferreira explicou que estes encontros estão a ser promovidos com o objectivo de analisar o programa.
“Em dezembro foram apresentados os resultados de Portugal que melhoraram significativamente. Tivemos tipicamente mais 20 pontos em termos do desempenho a leitura, matemática e ciências”, recordou.
Em comunicado enviado às redacções, o Ministério da Educação avança que “os resultados do PISA 2009 revelam que Portugal é o 6.º país cujo sistema educativo melhor compensa as assimetrias socioeconómicas” e que “é um dos países com maior percentagem de alunos de famílias desfavorecidas que atingem excelentes níveis de desempenho em leitura”.
[Notícia sugerida pelas utilizadoras Patrícia Guedes e Raquel Baêta]