Ann DeLaVergne, uma antiga agricultora de produtos biológicos, sempre se preocupou com o ambiente, nomeadamente com o desperdício de papel causado pelos milhares de envelopes de resposta que as empresas enviam para casa das pessoas.
De acordo com informação avançada no site da ecoEnvelopes, mais de 80 mil milhões de envelopes de resposta – por exemplo de contas ou subscrições – chegam a casa dos cidadãos norte-americanos, todos os anos.
Durante muito tempo, Ann reciclou os envelopes de resposta que recebia em casa, tapando a parte que não lhe interessava, para depois os reutilizar na sua correspondência pessoal. Ao fim de alguns anos a reciclar, de forma caseira, envelopes, Ann teve, em 2002, a ideia de desenvolver um envelope que fosse um dois em um: além de enviar a informação original, o próprio envelope poderia ser reutilizado pelo recetor.
A ideia de Ann DeLaVergne foi tão bem recebida que, pouco tempo depois, foi aprovada pela USPS, a empresa estatal de correios norte-americana. Neste momento, a ecoEnvelope oferece duas soluções: envelopes com janela de remetente e envelopes sem janela. O sucesso desta solução tem sido exponencial, com cada vez mais empresas a aderir ao ecoEnvelope.
Numa entrevista ao programa televisivo ForeCast Earth, Ann admite que nunca pensou nas proporções que esta invenção podia tomar: “Nunca pensei que minha vida fosse mudar desta maneira… Queria fazer algo significativo tanto para mim como para o ambiente, e as duas coisas acabaram por se complementar”.
Além de reduzir a desflorestação e poupar o ambiente – os envelopes da empresa operam com os equipamentos e impressoras já existentes e são produzidos com papel de origem de florestas certificadas e 100% reciclável -, as empresas que aderem ao ecoEnvelope poupam também dinheiro, uma vez que esta solução reduz entre 15 a 45% as despesas com papel, impressão e mão de obra na inserção de envelopes.
A última empresa a aderir aos ecoEnvelopes foi a Sprint, uma empresa de telecomunicações com 56 milhões de clientes. Apesar de oferecer um serviço de faturas e subscrições por correio eletrónico, a empresa explica que nove milhões dos seus clientes continuam a preferir o correio tradicional, todos eles com envelope de resposta que, apesar de serem recicláveis, acabam quase sempre no lixo.
Por isso, a Sprint escolheu, em 2011, esta alternativa mais ecológica com a qual espera conseguir uma redução de 447 toneladas de papel por ano, o equivalente a 11.565 árvores, e uma poupança nas despesas na ordem do meio milhão de dólares anuais.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]