“O Washington Post contactou-nos para utilizar o nosso sistema e fez uma fotografia de alta definição” onde é possível ver com o máximo detalhe a tomada de posse do presidente e as pessoas que estiveram presentes no evento, explica Manuel Cabral, um dos sócios fundadores da empresa, à agência Lusa.
Com a aplicação do sistema da Digisfera, o projeto permite que as pessoas visitem o site do diário norte-americano e que se identifiquem na fotografia em que estiveram presentes através de “tags” (legendas), permitindo ainda a sua partilha em redes sociais. Neste momento, mais de 1.500 pessoas registaram a sua identificação na imagem. “As pessoas passaram a poder partilhar com os amigos o evento onde estiveram”, realça Manuel Cabral.
A Digisfera é uma empresa familiar criada pelo pai António Cabral, fotógrafo de profissão que se especializou em fotografia de 360º, tecnologia que permite ter um experiência interativa multimédia e visitar um espaço em realidade virtual, e em fotografia panorâmica e de alta definição, tendo se instalado no Tagus Parque, em Oeiras.
Experiência interativa e multimédia
O projeto conta com a colaboração do filho, Manuel Cabral, especializado na área de informática, que regressou da Holanda, onde trabalhou na Agência Espacial Europeia (sigla em inglês ESA). Para António Cabral o apoio do filho “foi a mola propulsora” para iniciar um negócio que “ninguém tinha feito, pelo menos em Portugal, e criar uma empresa inovadora”, a que se juntou Patrícia Amaro, designer vinda de Madrid.
Os dois sócios da Digisfera salientam que o processo de internacionalização “foi bom” e dão destaque aos níveis de faturação global em 35 por cento, referentes a 2012, e à previsão para este ano que se situa entre os 45 e os 50 por cento. Manuel Cabral refere que “os clientes [no mercado externo] são empresas e agências de marketing internacionais que trabalham no domínio da fotografia panorâmica”.
A empresa portuguesa tem os olhos postos em Ásia, África e América do Sul, onde a tecnologia ainda não se começou a desenvolver. Manuel Cabral acredita que “o futuro passa também por aí, uma vez que à medida que existirem mais pessoas a trabalhar nesta área, o mercado potencial vai igualmente aumentar”.
Peugeot, Adidas e Turismo de Lisboa
O primeiro projeto internacional de grande visibilidade da Digisfera foi o Spot3008, em Inglaterra, para uma campanha publicitária na Internet ao Peugeot 3008 Crosover, que consistiu na criação de uma fotografia giga pixel de Londres onde vinte automóveis Peugeot 3008 foram colocados em pós-produção, em diversos locais da cidade.
A Digisfera desenvolveu ainda alguns projetos na área do desporto, tendo ganho o patrocínio da Adidas para a aplicação da tecnologia numa partida de râguebi entre a Itália e os All Blacks da Nova Zelândia.
Manuel Cabral salienta que a empresa tem “conseguido clientes de peso a nível nacional” e adianta que tem “um projeto muito grande em mãos para a rota do românico no norte”. Quando começámos, a crise já se tinha iniciado. Por isso, eu não sei o que é ter uma empresa fora de crise”, sublinha o sócio quando questionado pela Lusa sobre os eventuais efeitos que a atual crise poderia ter na Digisfera.
A empresa iniciou a sua atividade no mercado nacional há dois anos em parceria com o Turismo de Lisboa, oferecendo aos visitantes do site http://www.visitlisboa.com a possibilidade de visitar virtualmente os locais mais emblemáticos da capital. Agora, a Digisfera está a trabalhar no projeto do roteiro do fado, lançado no passado mês de Novembro.
A nível internacional, a empresa tem ainda colaborado em festivais de música, como é o caso do Canadá, tendo em vista também um novo negócio na área da fotografia panorâmica o qual o sócio-gerente, António Cabral, não quis revelar, neste momento, à Lusa.
Clique AQUI para visualizar a gigantesca fotografia da tomada de posse.
[Notícia sugerida por Patrícia Guedes]