por redação
Na Noruega, acaba de entrar em serviço o primeiro barco para piscicultura totalmente alimentado a baterias. Foi a Siemens que desenvolveu e forneceu o sistema completo de propulsão e de controlo elétrico à empresa local de construção naval Ørnli Slipp.
O barco, de casco duplo, tem cerca de 14 metros de comprimento e oito de largura, e a viagem diária que faz para a incubadora de peixe, a dois quilómetros da costa, leva cerca de 50 minutos. A capacidade da bateria é suficiente para um dia de trabalho normal (cerca de oito horas).
O sistema de propulsão elétrica economiza combustível e reduz os custos operacionais, uma vez que não precisa de tanta manutenção como um motor diesel. Além disso, a ausência de gases de escape, de vibrações e de ruído torna o ambiente de trabalho no “Elfrida” mais ecológico e saudável.
António Carvalho, responsável pelas soluções para a Industria Naval da Siemens em Portugal, diz: “muitas das soluções Siemens utilizadas na Noruega têm aplicação em Portugal, quer no que toca a parte da frota pesqueira, quer no que concerne a alguns transportes marítimos e fluviais. A intenção da Siemens é incentivar cada vez mais a utilização de soluções amigas do ambiente, capazes de gerar poupanças financeiras e ambientais”.