'É Preciso Ter Lata!' é o nome da versão portuguesa do Canstruction Junior Project, uma ação que tem por objetivo "fazer da solidariedade uma obra de arte". Apadrinhado por Fernando Alvim e Ana Galvão, o concurso interescolas é promovido pelo Agrupam
'É Preciso Ter Lata!' é o nome da versão portuguesa do Canstruction Junior Project, uma ação que tem por objetivo “fazer da solidariedade uma obra de arte”. Apadrinhado por Fernando Alvim e Ana Galvão, o concurso interescolas é promovido pelo Agrupamento de Escolas de Fajões, em Oliveira de Azeméis, de 12 a 16 de Abril.
Com o apoio da marca de atum 'Bom Petisco', a iniciativa vai contar com equipas de alunos oriundos de dezasseis escolas de todo o país, ou seja, o dobro dos participantes em 2013. A cada uma cabe apresentar esculturas construídas com latas de conservas que, posteriormente, serão desmanteladas e entregues a instituições de solidariedade.
“Esta é uma iniciativa que permite envolver os alunos não só num projeto transdisciplinar, como também numa causa social, desenvolvendo o seu sentido de responsabilidade face a uma realidade à qual, infelizmente, continuamos a assistir”, afirma Dénis Conceição, professor responsável pela organização, em comunicado enviado ao Boas Notícias.
Pelo segundo ano consecutivo, a marca que patrocina o evento oferece 18.000 latas para uso dos três artistas convidados: Miguel Neiva, LIKEarchitects e João Nunes. Os três criarão duas esculturas alusivas ao tema da 'luta contra a fome' que estarão em destaque no evento.
'É Preciso Ter Lata!' decorre de 12 a 16 de Abril no pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Fajões. A primeira edição do concurso contou com 20.949 latas de comida que acabaram por ser distribuídas por 22 instituições sociais.