É mais um exemplo de empreendedorismo com assinatura portuguesa. Por meio da união entre a paixão pela cosmética, o desejo de criar um negócio e o respeito pelo ambiente nasceu a e-Naturima, que vende produtos 100% naturais e não testados em animais.
É mais um exemplo de empreendedorismo com assinatura portuguesa. Por meio da união entre a paixão pela cosmética, o desejo de criar um negócio e o respeito pelo ambiente nasceu o projeto e-Naturima, um espaço online de beleza e bem-estar que vende produtos 100% naturais e não testados em animais.
por Catarina Ferreira
“O gosto pela cosmética natural começou como uma curiosidade. À medida que aprofundei esse interesse surgiu-me a ideia de criar a e-Naturima“, conta Patrícia Oliveira, a mentora deste novo espaço, que decidiu arregaçar as mangas e enfrentar a crise, em entrevista ao Boas Notícias.
Com a hipótese de ingressar no novo polo da incubadora de empresas Startup Lisboa, inaugurado em Novembro último e mais vocacionado para companhias na área do comércio e serviços, “o projeto saltou de uma ideia no papel para um negócio próprio e real”, revela a empreendedora, que lançou a marca em Dezembro de 2012.
Mas, afinal, em que consiste a e-Naturima? De acordo com Patrícia Oliveira, trata-se de uma empresa com diversas vertentes mas, o que a torna única, é, desde logo, o facto de oferecer “cosmética de alta qualidade a preços acessíveis a todos” e de assentar “num conceito sofisticado com concentração no que é essencial: o conteúdo”.
Desde a maquilhagem aos produtos para o rosto, passando pelos cremes de pés e mãos e pelos champoos e amaciadores para tratamentos capilares, a oferta é ampla. Em comum, todos têm a preocupação com a Natureza e com o próprio bem-estar de quem os vai usar.
“Os produtos que vendemos são 100% naturais, certificados, livres de parabenos, parafinas, corantes e conservantes sintéticos. Além disso, são também 'vegan', não tendo na sua composição gordura animal e não sendo testados em animais”, explica Patrícia, que acrescenta que a empresa se distingue também pelo seu investimento no produto.
“Damos preferência à qualidade e dispensamos as caixas exteriores, os potes e os frascos com decorações muito elaboradas e as campanhas publicitárias caras e de grande dimensão”, salienta a empresária.
Empresa dá conselhos de beleza gratuitos online
Porém, os serviços prestados pela e-Naturima vão além da simples venda de produtos de beleza na Internet, o que contribui para diferenciar a marca. A empresa coloca também à disposição de todos, no seu site, um consultório online onde é possível deixar questões sobre estética, beleza e bem-estar que são, depois, respondidas por especialistas.
“Esta oferta de informação sobre os produtos e a cosmética e a aposta no aconselhamento gratuito, embora feito por profissionais, reforçam esta ideia de acessibilidade da beleza”, defende Patrícia Oliveira.
Além disso, os clientes da e-Naturima podem também desfrutar de diferentes sessões de bem-estar. “As pessoas podem fazer uma massagem em cadeira, uma limpeza de pele e ainda experimentar um 'muffin' biológico”, exemplifica a mentora da e-Naturima, que acredita que, assim, “todos podem relaxar e mimar-se sem pagar muito por isso”.
Atualmente, a empresa comercializa produtos portugueses, alemães, polacos, brasileiros e ingleses. Porém, Patrícia Oliveira não esconde a vontade de ampliar a aposta nas marcas nacionais, desde que “cumpram as condições” que servem de base à e-Naturima. “Se estas surgirem, claro que terão prioridade”, garante.
Expansão para o estrangeiro está no horizonte
Segundo a empresária, e embora se trate de um projeto recente, a adesão a este conceito “tem sido bastante boa”. No entender de Patrícia Oliveira, o sucesso deve-se, em grande parte, ao facto de “no contexto económico de crise em que vivemos as pessoas terem uma necessidade ainda maior de se embelezarem para aumentar a autoestima e a confiança enquanto enfrentam os problemas diários”.
Para já, a marca vai continuar o seu processo de crescimento em Portugal de forma a afirmar-se no mercado nacional. Porém, a expansão para o estrangeiro já está no horizonte, desvenda ao Boas Notícias.
“Os próximos objetivos passam pela promoção da e-Naturima em Espanha e também pelo desenvolvimento de uma linha de 'sabonetes-postal', os e-Naturima Soaps, que são, basicamente, sabonetes naturais e artesanais que, quando se abrem, apresentam uma frase ou mensagem”, antecipa a empresária.
Clique AQUI para visitar a loja online da e-Naturima.