A curta-metragem "Blood Brothers", realizada pelos portugueses Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, venceu o prémio de Melhor Documentário, na 46.ª edição do Festival de Cinema de Tampere, que decorreu de 09 a 13 de Março, na Finlândia.
A curta-metragem “Blood Brothers”, realizada pelos portugueses Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, venceu o prémio de Melhor Documentário, na 46.ª edição do Festival de Cinema de Tampere, que decorreu de 09 a 13 de Março, na Finlândia.
Com a duração de apenas sete minutos, o filme acompanha o Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo. A dupla dedica o filme ao forcado José Maria Cortes, assassinado durante confrontos que decorreram numa feira, em 2013.
A película já foi selecionada e exibida em diversos festivais, entre eles o prestigiado festival internacional de Clemont-Ferrant, em França. Desta vez, o mini-documentário português arrecadou o primeiro prémio, na categoria Documentário.
“Nesta estória contada apenas através de imagens e música, o filme apresenta a ligação que se estabelece entre os homens perante o perigo. A sua cinematografia fragmentada reflete a tensão e o medo que estão por detrás das missões suicidas que estes homens (os forcados) enfrentam”, diz o juri do festival finlandês em comunicado de imprensa.
O Festival de Cinema de Tampere decorre anualmente em Março, na cidade finlandesa de Tampere. A primeira edição do evento aconteceu em 1969, sendo o festival de curtas-metragens mais antigo da Escandinávia. Exibe anualmente mais de 500 curtas-metragens.
Comentários
comentários