Comer uma dose suplementar de mais espinafres ou outros legumes de folha verdes - como brócolos ou couves - reduz em 14% o risco de diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença em todo o mundo, de acordo com um estudo publicado no British Medical Jo
Comer uma dose suplementar de mais espinafres ou outros legumes de folha verdes – como brócolos ou couves – reduz em 14% o risco de diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença em todo o mundo, de acordo com um estudo publicado no British Medical Journal.Trata-se de uma área controversa e os autores da investigação alertam que são necessárias pesquisas complementares para confirmar estes resultados, de acordo com a Lusa.
A equipa de Patrice Carter, da Universidade de Leicester (Reino Unido), reviu seis estudos feitos nos EUA, na China e na Finlândia, em que foram estudadas 220 mil pessoas entre os 30 e os 74 anos para explorar a ligação entre o consumo de frutas e legumes e a ocorrência de diabetes de tipo 2 nos adultos.
“Fruta e vegetais são todos bons, mas os dados mostram que vegetais de folha verdes são particularmente interessantes, por isso iremos aprofundar a investigação”, explicou à Reuters Patrice Carter, um dos responsáveis.
Os autores defendem ainda que os antioxidantes, o magnésio e ómega-3 presentes nestes vegetais podem desempenhar um papel benéfico para a saúde.
“Sempre soubemos dos efeitos benéficos de comer vegetais mas esta é a primeira vez que há uma ligação direta específica entre vegetais de folha verdes e a redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2”, esclarece ainda o Dr. Ianin Frame, do grupo britânico “Diabetes UK”.
A forma mais frequente da diabetes (90 por cento dos casos são de tipo 2) espalhou-se rapidamente dos países ricos para os países em desenvolvimento, a par da progressão da obesidade, devido ao sedentarismo e a uma alimentação rica em açúcares e gorduras.
Mais de 220 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes, uma doença que matou mais de um milhão de pessoas em 2005, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).