Os sete elementos do júri – entre eles, Henrique Cayatte, presidente do Centro Português de Design – foram unânimes na atribuição do prémio ao candeeiro de iluminação pública “Popup”, concebido pelos alunos Ana Cruz, Fernando Lima, Marina Abreu e Pedro Oliveira.
Em comunicado, o IPVC revela que o trabalho teve origem no projeto protocolar “Greenlight”, no âmbito do qual os estudantes desenvolveram propostas de sistemas de iluminação pública baseadas em tecnologias de ponta, energia solar e power led.
O acompanhamento e validação dos trabalhos teve a parceria do grupo de empresas Fundiviana (Viana do Castelo) e GCE Solar (Zamora).
A cerimónia de entrega do prémio realizou-se no Centro de Congressos do Estoril, no passado dia 25 de fevereiro, no âmbito da 7ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis.
A distinção, promovida pelo Periódico Arquitecturas e patrocinado pela empresa de design urbano Larus, visa reconhecer publicamente projetos de equipamento urbano desenvolvidos nos últimos cinco anos por designers, empresas e estudantes de design, em Portugal e Espanha.
[Notícia sugerida pela utilizadora Raquel Baêta]