"Juntos pagamos menos". Este é o mote de uma nova campanha lançada pela DECO que incentiva os consumidores a juntarem-se para baixar a fatura da eletricidade. A ação, que arrancou há três dias, já soma quase 114.000 inscrições.
“Juntos pagamos menos”. Este é o mote de uma nova campanha lançada pela DECO que incentiva os consumidores a juntarem-se para baixar a fatura da eletricidade. A ação, que arrancou há três dias e se prolonga até 30 de Abril, já soma quase 114.000 inscrições e o número não para de aumentar.
O objetivo da associação de Defesa do Consumidor é que os clientes da eletricidade adiram à campanha, finda a qual a DECO fará um leilão pelo preço mais barato junto dos operadores de mercado como a EDP, a Galp, a Endesa ou a Iberdrola, entre outros.
Após estarem definidos os operadores vencedores por cada tarifário, os consumidores que aderiram à campanha passarão a ter as condições de preço resultantes do leilão, que, espera a DECO, serão mais baixas do que as atuais tarifas oferecidas no mercado livre.
Em comunicado emitido na passada segunda-feira, dia em que arrancou a iniciativa, a associação explicou que o seu propósito é “responder a uma preocupação crescente dos consumidores relativamente aos custos da eletricidade”.
Ao mesmo tempo, pretende-se “promover um processo transparente e com provas dadas noutros mercados, que visa fomentar a concorrência entre os vários fornecedores do mercado liberalizado”.
A DECO adiantou que a ação “visa reduzir a despesa mensal com a eletricidade” mas que “para ter o maior sucesso possível, é essencial” que os consumidores se juntem e adiram. “Quanto mais formos, maior o nosso poder de negociação junto dos fornecedores e a pressão para que nos proponham a tarifa mais baixa possível”, salientou.
Número de adesões cresce a cada minuto
Até ao momento, a resposta dos cidadãos tem sido muito positiva. O número de adesões no site da DECO cresce a cada minuto e, em declarações à Lusa, Rita Rodrigues, responsável pelas relações institucionais da associação, admitiu estar surpreendida, “não tanto com as adesões, mas sim com a rapidez” com que os consumidores se mobilizaram.
Rita Rodrigues revelou que não há “um objetivo em termos numéricos” num universo de cerca de 3,5 milhões de clientes e defendeu que a rapidez com que estão a aumentar as adesões “não é mais do que o reflexo do que a DECO sempre disse”, ou seja, que “apesar da liberalização do mercado, as ofertas aos pequenos consumidores não são competitivas”.
A responsável disse ainda não concordar com os operadores que afirmam que a margem de desconto em relação ao preço regulado é diminuta porque, de acordo com os cálculos da associação de consumidores, “existe a possibilidade de as operadoras irem mais além”.
O leilão está marcado para dia 2 de Maio, sendo apurado o vencedor com o preço mais baixo nos vários tarifários. Após a oferta, a DECO vai comunicar, a partir de 15 de Maio, a todos os consumidores que participaram na ação, qual foi o fornecedor vencedor e quanto poderão poupar com o novo contrato, estando a cargo dos clientes decidir se mudam ou não.
Segundo o comunicado da DECO, a associação poderá vir a receber uma comissão por cada contrato assinado pelos consumidores junto do fornecedor que ganhar o leilão.
Clique AQUI para aceder ao site criado para a campanha, onde poderá efetuar a sua adesão.