Três meses depois de findado, o festival DanceFloor conclui o balanço da sua quarta edição com números de assinalar para o crescimento socioeconómico da cidade de Leiria, angariando mais de 150.000 euros em ganhos para a região.
Depois de vários artistas de renome internacional terem passado pelo palco da maior pista de dança do país, que teve lugar a no estádio Municipal Dr. Magalhães de Pessoa, nos dias 27 e 28 de julho, como – Carnage, Blasterjaxx, Noisecontrollers, Vendark, Kevu, Will Sparks, Zatox, Vinai e Nicky Romero-, a organização assegura o efetivo impacto do evento a nível nacional e internacional.
O balanço numérico do festival mostra que dos 15 mil visitantes, mais de 80% vieram de regiões que não a de Leiria, como Porto, Lisboa, Coimbra e Aveiro, e 33,5% de outros países como França, Inglaterra, Bélgica, Suíça, Israel e Alemanha.
Os festivaleiros ocuparam ainda cerca de 1.400 tendas do Parque de Campismo de Pedrogão, os hotéis da região viram-se com uma taxa de ocupação média de 97%, tanto na cidade de Leiria, como nas suas imediações, dado o número de convidados, organização, influenciadores e outros ocupantes que se deslocaram propositadamente para viver dois dias de pura diversão na região centro.
A organização estima, assim, um impacto de 150 mil euros em ativos para a região, juntamente com um investimento de 1 milhão de euros em quatro anos de edições. Nas palavras do diretor do festival, Tiago Martins, “Um sonho que se torna cada vez mais realidade. Estamos a levar Leiria a todo o país e além fronteiras, queremos tornar-nos no maior festival de EDM e Hardstyle do país e inserir a cidade no circuito internacional de festivais do seu género. Os números comprovam que estamos no caminho da concretização dos nossos objetivos. Agradecemos à Câmara Municipal e ao Turismo do Centro por todo o apoio prestado, assim como a todos os parceiros, apoios mediáticos e patrocínios que temos vindo a receber ao longo dos tempos e que são indispensáveis para o sucesso do Dancefloor”.
O festival adquiriu ainda um total de 90% de financiamento externo, investido na região, proveniente de diversos investidores e empresários franceses. A comunicação do mesmo acarretou mais de 190.000€ em campanhas below e above the line.
Em 2019, a organização promete aos fãs de EDM e Hardstyle uma quinta edição com um cartaz igualmente incontornável, perspetivando duplicar os dados deste ano, a fim de criar a meca do Hardsytle e EDM em Portugal.
Relembramos que o Boas Notícias foi media partner do evento.