Desenvolvido pela organização do Peixe em Lisboa em colaboração com o conhecido gastrónomo Virgílio Gomes, também responsável pela prova do Melhor Pastel de Nata, o Concurso da Melhor Patanisca de Lisboa tem por objetivo evidenciar e promover as características com que as pataniscas se apresentam na região. É um desafio que pretende valorizar um elemento simples e típico da cozinha lisboeta, que tanto agrada aos locais como aos turistas que visitam a cidade.
A competir na 2ª Edição do Concurso da Patanisca de Lisboa estiveram outros sete restaurantes da região, nomeadamente; O Poleiro, Laurentina, Sem Dúvida, Taberna da Rua das Flores, Varanda de Lisboa do Hotel Mundial, Refúgio dos Sabores e a Casa da Comida. De referir que o Clube do Peixe, distinguido em 2º lugar, foi uma estreia na edição deste ano, a Casa do Bacalhau, classificada na 3ª posição, foi o restaurante que venceu a 1ª edição do concurso e curiosamente, o vencedor deste ano, ficou o ano passado na 3ª posição.
Cada concorrente apresentou dez pataniscas em embalagens não identificadas e os membros do júri efetuaram provas cegas, desconhecendo a identidade dos concorrentes. O júri pontuou as pataniscas numa escala de 0 a 10, analisando o “Aspeto”, o “Sabor e consistência do interior”, o “Equilíbrio entre os ingredientes”, a “Ausência de gorduras excessivas” e o “Sabor global”.
Para além da presidente do júri, Maria de Lourdes Modesto, a prova final contou com a presença do gastrónomo Virgílio Gomes, criador e organizador do concurso, a jornalista Alexandra Prado Coelho, o gastrónomo João Ceppas, o chefe e formador de cozinha Pedro Sommer Ribeiro e o blogger gastronómico Pedro Cruz Gomes