A cortiça portuguesa é a estrela de exposição de design que está agora em exibição no Brasil. O produto nacional foi trabalhado por seis designers que desenharam peças exclusivas de mobiliário e acessórios.
A cortiça portuguesa é a estrela de exposição de design que está agora em exibição no Brasil. O produto nacional foi trabalhado por seis designers que desenharam peças exclusivas de mobiliário e acessórios.
A coleção já passou pela IV Bienal Brasileira de Design em Belo Horizonte e deverá chegar esta semana ao Rio de Janeiro. Na exposição estão integradas 15 peças distintas, entre pufes, cadeiras, aparadores e castiçais, que mostraram as potencialidades de construção com a cortiça.
O projeto é uma ideia conjunta entre um grupo de investigação, iniciado em 2006, e a indústria de cortiça portuguesa, que acabou por levar à criação da marca Corque Design, em 2009, uma produtora de design ecológico nacional que só faz objetos em cortiça.
Ana Mestre, diretora artística da empresa, explicou à agência Lusa que “a Corque tenta representar um pouco de todos os materiais e tecnologias que existem na indústria portuguesa de cortiça de uma forma criativa, utilizando diferentes formas, texturas e cores”.
Para além da criatividade, a marca aposta num conceito ecológico de forma a realçar o processo de extração do produto que não danifica as árvores. A Corque aproveita também as sobras do material que não foi utilizado na indústria de rolhas para dar origem a novas peças.
O artigo mais elogiado da exposição no Brasil acabou por ser precisamente o bloco de pufes, batizado de “lagarta”, que foi construído com cortiça reciclada. Ana Mestre salienta que “aquilo que não serve para nada, a não ser para a indústria do isolante, tornou-se uma das peças mais bem-sucedidas da exposição”.
A artista acredita que, “ao utilizarmos um recurso como a cortiça, estamos a ajudar também na preservação do ecossistema mediterrâneo, quer em termos ambientais, quer económicos ou sociais, tendo em conta que muitas pessoas do Alentejo trabalham para esse setor”.
A mostra foi inaugurada esta segunda-feira para convidados no Palácio São Clemente, em Botafogo, residência oficial do cônsul português no Rio de Janeiro, e pretende celebrar o Ano de Portugal no Brasil.
Os produtos portugueses vão estar expostos de 22 de Fevereiro a 17 de Março, no Clarck Art Center, também em Botafogo.
[Notícia sugerida por Ana Oliveira]