Internacional da Cortiça, o maior projeto de comunicação de sempre. A
campanha serve-se das redes sociais e do planeamento estratégico
elaborado por agências locais de 12 países, para valorizar a cortiça
como produto natural e conquistar novos mercados na área de materiais de
construção e decoração.
O objetivo é recuperar da quebra de exportações verificada em 2009 (15%) e também conquistar novos clientes e setores de mercado. Como tal, as novas tecnologias são ferramentas que não podem ser ignoradas: sete micro-sites, seis vídeos e três aplicações para o iPhone promovem a cortiça na Internet.
O programa InterCork, apresentado em março passado, é conduzido pela Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor), entidade sediada em Santa Maria da Feira.
“De certeza que continuaremos a gerar uma imagem positiva para o setor e conseguiremos fidelizar um novo grupo de pessoas para a cortiça, o público anónimo”, refere Joaquim Lima, diretor geral da Apcor, citado pelo jornal Público.
Conquistar os mercados internacionais
Em Inglaterra, o conselheiro ambiental do Governo local e realizador de filmes premiados com Óscares como “A Missão” irá dar a cara e a voz pela cortiça: Lord Puttnam estará presente nas ações de promoção da matéria-prima natural realizadas por todo o país, à semelhança do que fez José Mourinho há cerca de cinco anos.
A cortiça será ainda promovida num dos três maiores supermercados locais e no festival anual de gastronomia BBC Good Food Show, onde se reúnem cerca de 100 mil visitantes. Joaquim Lima explica o porquê de tão grande investimento: “O que viermos a fazer em Inglaterra terá repercussões nos países anglo-saxónicos”.
França é outro dos países onde irá atuar a campanha do InterCork. Uma das ações planeadas é a criação de uma floresta aérea de rolhas de cortiça, precisamente no centro de Paris.
Nos Estados Unidos pretende-se que a projeção seja ainda maior: os eventos mais mediáticos daquele país, como a cerimónia de entrega dos Óscares, poderão ver a sua clássica passadeira vermelha substituída por uma da mesma cor, mas feita em cortiça.
Está ainda em preparação um roadshow – um veículo de grandes dimensões vai percorrer 15 cidades norte-americanas e canadianas com o intuito de informar arquitetos, designers e decoradores acerca das inúmeras aplicações da cortiça como material de construção e decoração.
Itália, Alemanha, Japão e Emirados Árabes Unidos estão também na mira promocional do programa InterCork, que abrange ainda a dinamização de atividades que promovam Portugal como destino turístico.