O computador Raspberry Pi quer revolucionar o mundo da informática -sobretudo o modo como os jovens apreendem este conceito - e combater a infoexclusão oferecendo um produto que custa apenas 38 euros (taxas de envio incluídas).
O computador Raspberry Pi quer revolucionar o mundo da informática – sobretudo o modo como os jovens lidam com os computadores e a programação – pondo à disposição de todos um produto que custa apenas 38 euros (taxas de envio incluídas).
Após alguns contratempos de última hora, que atrasaram a entrega dos primeiros exemplares, o Raspberry Pi [“Raspberry” significa “framboesa” em inglês, e “pi” remete para a palavra “tarte”] começou, no início de Abril, a chegar aos seus primeiros utilizadores.
À primeira vista não parece um computador. De facto, o Raspberry Pi é um pequeno circuito, do tamanho da palma da mão, que integra um processador, um espaço para um cartão SD (ou seja, o disco rígido) e ainda uma entrada USB e pode ter ou não entrada Ethernet conforme o modelo adquirido (o modelo com Ethernet é o que está neste momento a ser vendido e custa 38 euros). Terá, por isso, que ser ligado a um ecrã e a um teclado para funcionar.
Concebido pelo programador britânico David Braben com o apoio da Universidade de Cambridge, o Raspberry Pi recorre a um processador Arm semelhante ao que é usado nos smartphones e funciona com um sistema operativo da Linux em formato 'open source'.
Ao reduzir os seus componentes ao mínimo, o Raspberry Pi PC conseguiu chegar ao impressionante peso de apenas 45g, o peso de um telemóvel, capaz de fazer corar qualquer outro modelo da “passerelle”.
O computador foi posto em pré-venda, no site oficial, já em Março e em poucos dias os exemplares disponíveis ficaram esgotados. No entanto, a entrega dos primeiros modelos acabou por ser adiada, primeiro devido a um problema com o método de soldagem de um dos componentes e depois devido ao atraso na aquisição do logo de validação da UE.
Segundo explicam os responsáveis pelo projeto no site oficial, o principal objetivo deste PC 'low cost' é incentivar os mais novos a contactar com a programação informática desde cedo.
O sistema pode ser comprado nas distribuidoras oficiais Allied Electronics, AQUI, na Premier Farneel, AQUI ou na RS Components, AQUI. Para aceder à página oficial do Raspberry Pi, onde pode fazer download dos sistemas operativos e aplicações, clique AQUI.
[Notícia sugerida por Vítor Fernandes]
Comentários
comentários