Aquela que é considerada a cidade berço de Portugal já recebe, anualmente, milhares de visitantes. Contudo, espera-se um fluxo muito superior em 2012 e assim chegam aos serviços de turismo da autarquia inúmeros pedidos de formação em atendimento a hóspedes, elaboração de ementas e, naturalmente, línguas.
O inglês, como uma das línguas mais faladas pelos turistas de todo o mundo, tem óbvio destaque, até porque muitos dos comerciantes pouco ou nenhum contacto têm com essa forma de expressão.
“Muitos têm bases da escola, sabem o aeiou e os números, mas outros nunca tiveram inglês, nunca tiveram qualquer contacto com a língua inglesa, apenas com os turistas que recebem – e aí bloqueiam e é-lhes muito difícil ajudar o turista”, explica Diana Gonçalves, formadora do curso de inglês para restauração, em entrevista à RTP.
Os comerciantes de Guimarães vão, por isso, receber uma formação de 25 horas no total, para aprender a descrever receitas, definir o sabor dos vinhos, explicar a confeção de doces e dar informações de endereços.
Será certamente uma mais-valia, especialmente numa altura em que os turistas estão cada vez mais exigentes, querem envolver-se mais intensamente na tradição dos sítios que visitam e, com a expansão das companhias aéreas low-cost, viajam pelo mundo durante todo o ano e não apenas no verão, como era habitual.
“A sazonalidade do verão está a passar; ou seja, começámos a ter fluxos turísticos contínuos e constantes ao longo do ano”, frisou à RTP Amadeu Portilha, vereador do Turismo da Câmara de Guimarães.
A formação, contudo, não se fica pelo inglês. Espanhol e italiano serão também ensinadas a comerciantes e empresários da cidade de Guimarães.