O filme "Cavalo Dinheiro", do realizador português Pedro Costa, conquistou o prémio de "Melhor Longa-Metragem" durante a 6.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Múrcia (IBAFF), em Espanha.
O filme “Cavalo Dinheiro”, do realizador português Pedro Costa, conquistou o prémio de “Melhor Longa-Metragem” durante a 6.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Múrcia (IBAFF), em Espanha.
O galardão, no valor de 4.500 euros, atribuído ao filme português por um júri internacional composto por figuras como o cineasta Andrés Duque ou a crítica francesa Sylvie Pierre, é considerado o mais importante daquele festival.
“Cavalo Dinheiro é uma história plena de política e poesia na qual Costa relembra alguns dos fantasmas da história do seu país – incluindo a Revolução dos Cravos – e em que recupera Ventura, protagonista de vários filmes seus”, explica o site oficial do IBAFF.
Em “Cavalo Dinheiro”, o cabo-verdiano interpreta um homem envelhecido e doente que, entre momentos de delírio e razão, recorda 'flashes' da sua vida, desde as violentas manifestações pós-25 de Abril ao trabalho como operário e ao desaparecimento da mulher.
Num vídeo publicado pela organização do festival, Pedro Costa esclarece que o filme “faz parte de um trabalho” que tem vindo a fazer, “desde há muitos anos”, junto da comunidade carbo-verdiana em Lisboa.
“Desde há muito tempo que tenho vindo a filmá-los, já fizemos cinco 'longas', mais algumas 'curtas', eu tenho acompanhado a vida deles e eles têm acompanhado a minha pelos filmes, pelo trabalho”, conta o realizador português de 56 anos, que ministrou um seminário no âmbito do festival.
Pedro Costa fez a estreia internacional de “Cavalo Dinheiro” no Verão passado no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde conquistou o prémio de melhor realizador e foi distinguido pela Federação Internacional de Cineclubes.
Entre os mais recentes trabalhos do cineasta português estão uma participação no filme coletivo “Centro Histórico” (2012), composto por curtas-metragens feitas também por Manoel de Oliveira, Victor Erice e Aki Kaurismaki, e a produção da curta-metragem “O nosso homem” (2010) e do documentário “Ne change rien” (2009).
De realçar que a língua portuguesa esteve em grande destaque nesta edição do IBAFF, com duas películas brasileiras a conquistarem os prémios de primeira obra e curta-metragem: são elas “Nova Dubai”, de Gustavo Vinagre, e “O Arquipélago”, uma coprodução brasileira e chilena dirigida por Gustavo Beck.
Veja abaixo o trailer de “Cavalo Dinheiro”.