Do país vizinho chega-nos um exemplo de inclusão vindo diretamente da vida política. A cidade espanhola de Valladolid prepara-se para acolher a primeira vereadora do país com trissomia 21, Angela Bachiller.
Do país vizinho chega-nos um exemplo de inclusão vindo diretamente da vida política. A cidade espanhola de Valladolid prepara-se para acolher a primeira vereadora do país com trissomia 21, Angela Bachiller, que decidiu concorrer às últimas eleições na lista do Partido Popular (PP) e quer agora provar que a deficiência não é um entrave.
A futura vereadora, que atualmente trabalha como assistente administrativa na cidade e que é a primeira pessoa com síndrome de down a concorrer a eleições em Espanha, está prestes a substituir o atual ocupante do cargo, Jesus Garcia Galvan, que está prestes a abandonar funções no município.
O mais surpreendente é, porém, que Angela Bachiller não gosta de política. O seu objetivo, mais do que trabalhar dentro de um partido, é tornar claro para a sociedade que o facto de ter trissomia 21 não tem de a colocar – nem a si, nem a nenhum dos outros cidadãos com este problema – em desvantagem.
Em entrevista à FEAPS – Confederação Espanhola de Organizações a favor das pessoas com Deficiência Intelectual ou de Desenvolvimento, a espanhola explicou que por que decidiu dar este passo. “[Fi-lo] para que todos se apercebam de que nós, pessoas com deficiência, podemos tudo e temos muita força de vontade”, salientou.
Angela Bachiller aconselhou ainda outras pessoas com a mesma condição a fazê-lo e afirmou que o seu trabalho poderá trazer benefícios ao partido ao incentivar os seus membros a darem maior enfoque às pessoas com deficiência e aos obstáculos com que se deparam, nomeadamente a nível do emprego.
Embora ainda não tenha entrado na vida política, Bachiller já sabe o que quer mudar na cidade de Valladolid, onde espera poder “melhorar a acessibilidade de alguns espaços, como museus, e dos transportes” e também “promover a organização de mais atividades para pessoas com deficiência no âmbito do lazer e do desporto”.
Notícia sugerida por Elsa Martins