Negócios e Empreendorismo

China: Exportações de vinho português triplicaram

Nos últimos três anos, as exportações de vinhos portugueses para a China triplicaram, somando um total de 12.121 milhões de euros em 2012. De acordo com as alfândegas chinesas, os números continuam a crescer.
Versão para impressão
Nos últimos três anos, as exportações de vinhos portugueses para a China triplicaram, somando um total de 12.121 milhões de euros em 2012. De acordo com as alfândegas chinesas, os números continuam a crescer. 
 
Segundo informações avançadas à Lusa pelo delegado em Xangai da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Filipe Santos Costa, no primeiro semestre de 2013, as vendas de vinhos portugueses para aquele país “atingiram os 8,5 milhões de euros, o que indicia uma expetativa de crescimento de 40% para este ano”.
 
O responsável falava a propósito da feira do grupo Bright Food, a maior empresa alimentar da China, propriedade do governo municipal de Xangai e com cerca de 4.000 lojas e supermercados, que decorre até sábado e conta com a participação de quatro companhias portuguesas estabelecidas naquela cidade, duas das quais do setor dos vinhos (a Enoport e a Enoforum/Carmim).
 
Em 2010, as exportações de vinhos portugueses para a China estavam apenas nos 5,5 milhões de euros, mas, em três anos, o valor disparou. “A explosão da população urbana em curso na China proporciona um grande mercado para os produtos de consumo portugueses”, explicou Filipe Santos Costa. 
 
Só nos últimos dois anos, a população urbana chinesa aumentou cerca de 25 milhões, superando os 50% do total em 2011, e estima-se que continue a crescer ao mesmo ritmo ao longo das próximas duas décadas. Considerada a “capital económica da China”, Xangai é a maior e mais cosmopolita metrópole chinesa, com cerca de 23 milhões de habitantes.
 
De realçar que no certame organizado pela Bright Foods estão também presentes a Delta Cafés, através do seu importador, associado da empresa chinesa, e a SCIOKO, uma cadeia de restaurantes nacional conhecida pelos cachorros quentes, o frango no churrasco e o pastel de nata, lançada por jovens empresários no verão de 2012. 

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close