A cereja do Fundão vai embarcar nos voos da TAP durante o próximo mês de Junho. O fruto vai ser distribuído aos passageiros de classe executiva da companhia aérea e nos "lounges" dos aeroportos de Lisboa e Porto.
A cereja do Fundão vai embarcar nos voos da TAP durante o próximo mês de Junho. O fruto vai ser distribuído aos passageiros de classe executiva da companhia aérea e nos “lounges” dos aeroportos de Lisboa e Porto numa ação que se insere na sua campanha anual de promoção.
O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, durante a conferência de imprensa de apresentação daquela campanha destinada a promover a cereja, onde ficou também a saber-se que no dia 10 de Junho haverá uma ação especial que incluirá todos os voos e todos os passageiros da empresa.
“No nosso esforço anual de ir mais longe com a cereja, escolhemos a TAP como parceiro fundamental do ponto de vista da internacionalização e acreditamos que esta estratégia contribuirá muito para aumentar a notoriedade da cereja do Fundão, nomeadamente na ótica de criação de valor e de venda em mercados diferenciados”, afirmou, citado pela Lusa.
Segundo Paulo Fernandes, a estimativa em relação ao número de pessoas que será abrangido por esta ação ainda não está encerrada, mas aqueles que poderão provar a cereja portuguesa serão “seguramente umas largas dezenas de milhares” de passageiros.
“A distribuição global mensal prevista é a de 10 toneladas de cereja, pelo que, tendo em conta que cada cuvete tem 125 gramas, estamos a falar, em termos de público, de um número muito elevado”, salientou.
Dos jogadores da Seleção ao Presidente da República
Além da TAP, a autarquia do Fundão estabeleceu parcerias com várias outras marcas com atividade em Portugal, nomeadamente a Padaria Portuguesa, a Santini, a Gin Lovers e a Compal, entre outras, com o objetivo de levar a cereja a um mercado tipicamente de excelência.
A cereja do Fundão estará também em destaque numa iniciativa oficial das Comemorações de Portugal da Guarda, com a presença do Presidente da República, e será enviada aos jogadores da Seleção Nacional para que possam saboreá-la durante o estágio que vai decorrer em Óbidos antes do Mundial de futebol.
A campanha de promoção anual planeada pela autarquia prevê a reedição do festival gastronómico “Rota da Cereja do Fundão em Lisboa”, que se realizará entre 16 de Junho e 6 de Julho, período durante o qual 10 dos mais conceituados restaurantes da capital incluirão nos menus pratos confecionados com este fruto.
A câmara municipal vai, igualmente, manter a aposta nos três quiosques com formato de cereja que têm distribuído esta fruta, os seus derivados e outros produtos regionais no Fundão, em Macau e entre a baixa de Lisboa e Belém (este último auxiliado por um veículo 'tuck tuck' devidamente identificado).
A estratégia promocional contará ainda, pela primeira vez, este ano, com camiões produtores e distribuidores identificados com a imagem de marca da cereja do Fundão. A nível local voltará a realizar-se a já famosa “Festa da Cereja”, que este ano se prolonga por cinco dias (6 a 10 de Junho), esperando-se milhares de visitantes no concelho do Fundão.
De acordo com Paulo Fernandes, a ação de promoção vai, em termos gerais, custar cerca de 50 mil euros, um valor que em parte será comparticipado e que, para o autarca, assegura forte retorno, uma vez que contribui para “aumentar a notoriedade da cereja e, assim, criar valor e dinamizar um dos sectores de atividade com mais representatividade económica no concelho”.
Notícia sugerida por António Resende e Maria Manuela Mendes