A partir deste sábado, um novo centro comercial virtual vai vender online produtos de qualidade reconhecida que são a imagem de marca da Serra da Estrela, casos do queijo, enchidos e mel.
A partir deste sábado, um novo centro comercial virtual vai vender online produtos de qualidade reconhecida que são a imagem de marca da Serra da Estrela, casos do queijo, enchidos e mel. O projeto foi desenvolvido por dois jovens engenheiros informáticos portugueses.
Em comunicado enviado à Lusa, Raquel Almeida, uma das sócias na empresa Regional Innovation, em desenvolvimento na incubadora da plataforma BLC3, em Oliveira do Hospital, explicou que o objetivo deste novo espaço de compras virtual é responder “à necessidade que as pessoas têm de procurar” aqueles e outros produtos da região.
Segundo a co-fundadora do projeto, também assinado por Gonçalo Garcia, esta será “uma plataforma altamente inovadora, que simula o espaço físico de um verdadeiro centro comercial”, pelo que os clientes podem visitar as lojas e escolher as mercadorias expostas como fariam tradicionalmente.
Através da ligação a um portal “web”, os utilizadores vão poder “passear livremente” através de um conjunto de lojas virtuais que “marca presença em todo o mundo” e adquirir os produtos “como se de um centro comercial tradicional se tratasse”.
O Centro Comercial Virtual 3D da Serra da Estrela vai privilegiar “a promoção e comercialização dos principais produtos oriundos da região”, como o queijo Serra da Estrela, os enchidos, o mel, as compotas, os chás, os vinhos e os licores, mas também o artesanato.
Projeto quer “valorizar produtos de grande qualidade”
Com este projeto, a Regional Innovation quer “assumir (…) a liderança na representação e comercialização dos produtos da região, de forma tecnológica, científica e rigorosa” e, ao mesmo tempo, “valorizar produtos de grande qualidade, alguns dos quais estão esquecidos”.
Nesse sentido, adiantou Raquel Almeida, a empresa já está a trabalhar com duas “empresas importantes” da região e a investir também na criação de “uma rede de parceiros” de menor dimensão. A estes parceiros não é cobrado qualquer montante, pelo que a Regional Innovation arrecada “apenas a margem de lucro” em cada produto vendido nas suas lojas virtuais.
Segundo os promotores, no que toca ao mercado externo, a empresa vai apostar, numa primeira fase, sobretudo no “mercado da saudade” ligado às comunidades portuguesas no estrangeiro, contando com o aconselhamento do ICEP Portugal – Investimento Comércio e Turismo.
Este centro comercial virtual nasce de um investimento de 10 mil euros recebidos pela Regional Innovation depois de, em 2011, ter sido distinguida com o segundo prémio no concurso municipal de ideias de negócio “Empreender + Oliveira do Hospital”.
O Centro Comercial Virtual da Serra da Estrela vai estar disponível através do portal www.regional-innovation.com a partir das 15.00h deste sábado, 24 de Novembro.