Entre 21 de março e 5 de abril, o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) vai devolver à natureza oito aves e um mamífero em quatro concelhos da Região Centro depois de estes terem estado em recuperação.
Entre 21 de março e 5 de abril, o Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) vai devolver à natureza oito aves e um mamífero em quatro concelhos da Região Centro.
Nos concelhos de Manteigas, Gouveia, Seia e Coimbra vão ser, de novo, entregues ao seu habitat natural cinco águias-de-asa-redonda, uma gineta, um peneireiro-vulgar, uma coruja-do-mato e um milhafre-preto, que têm estado em recuperação no centro, instalado em Gouveia.
Em declarações à Lusa, Ricardo Brandão, coordenador do centro, explica que “na maior parte dos casos, [os animais] foram encontrados, feridos, por particulares, nos campos ou próximo de suas casas, e foram entregues ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR e a sua área protegida, que depois os levaram ao CERVAS”.
Segundo o responsável, os animais entraram no centro de ecologia “no final de 2012 e início de 2013” e, agora que já passaram os meses mais frios, serão libertados “para facilitar o regresso à vida normal”.
População convidada a participar na iniciativa
A maior parte das ações de devolução dos animais selvagens à natureza é organizada em parceria com autarquias no âmbito da celebração do Dia da Floresta ou da Semana da Floresta e, como habitualmente, “todas as ações são abertas à participação da população, com particular destaque para as escolas”, revela Ricardo Brandão.
A primeira ação de libertação realiza-se já esta quinta-feira, pelas 10.00h, em Manteigas, com a devolução ao seu habitat de uma águia-de-asa-redonda, seguindo-se, no sábado, pelas 18.00h, Gouveia, onde será libertada uma gineta (mamífero carnívoro).
Já no próximo dia 26 de março, terça-feira, vão ter lugar duas atividades no concelho de Seia, uma em Valezim, pelas 15.00h, e outra em São Romão, pelas 17.00h. Nessas ocasiões, vão ser devolvidos à Natureza um peneireiro-vulgar e uma coruja-do-mato, respetivamente.
No dia 2 de Abril, às 10.30h, será libertada mais uma águia-de-asa-redonda, desta vez em Gouveia. No dia seguinte, em Vila Nova de Tazem (no mesmo concelho), será efetuada, pela mesma hora, a devolução à natureza de uma outra ave da mesma espécie. Também a 3 de Abril, mas em Coimbra, um milhafre-preto será libertado pelas 16.30h na Escola Universitária Vasco da Gama.
A jornada do CERVAS termina no concelho de Gouveia, com a libertação de duas águias-de-asa-redonda, uma pelas 15.30h do dia 4 de Abril, no Curral do Negro, e outra às 12.00h do dia seguinte, em Moimenta da Serra.
O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) pertence ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e ao Parque Natural da Serra da Estrela, que se encontra atualmente sob a gestão da Associação Aldeia.
O centro tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats.