Negócios e Empreendorismo

‘Case study’ da Renova vence prémio internacional

O estudo de caso sobre a Renova, desenvolvido pelo INSEAD - Escola de Negócios Mundial -, venceu o prémio internacional Ecch Case Awards, na categoria "Overall Winner".
Versão para impressão

O estudo de caso sobre a Renova, desenvolvido pelo INSEAD – Escola de Negócios Mundial -, venceu o prémio internacional Ecch Case Awards, na categoria “Overall Winner”. Esta foi a primeira vez que um estudo realizado por uma universidade fora dos EUA venceu o galardão.

O 'case study' (estudo de caso, em português) da Renova entrou no plano curricular do mestrado do INSEAD em 2010 e foi preparado durante cerca de um ano por investigadores da universidade. O projeto esteve em competição com outros trabalhos de universidades como Stanford ou a Cambridge Judge Business School.

Em análise está a capacidade inventiva da marca, que se tem diferenciado das concorrentes não só na inovação de produtos, mas também pela aplicação de estratégias de comunicação e marketing ousadas.

Uma das ideias mais aclamadas da Renova foi o lançamento do papel higiénico negro e, mais tarde, de várias outras cores. Com esta iniciativa a companhia nacional rapidamente deixou de estar apenas associada ao papel higiénico vendido em supermercados, para passar a constar da decoração de hotéis luxuosos e até de desfiles de moda.

Em comunicado do INSEAD, Pierre Chandon, um dos autores do “case study” – juntamente com Yakov Bart, Steven Sweldens e Raquel Seabra de Sousa – manifesta a sua satisfação pela vitória do prémio e refere o seu contentamento em ver a conquista de uma empresa portuguesa ser reconhecida.

“O sucesso da Renova em trazer inovação e criatividade a uma categoria acomodada pode servir de inspiração a todos os diretores que lutam contra dificuldades e é um motivo para nos mantermos otimistas em relação o tecido empresarial do sul da Europa”, reconhece o professor de marketing da escola, que foi a primeira fora dos EUA a vencer este prémio.

Organizada pela Ecch, uma organização sem fins lucrativos, esta competição promove, desde 1991, a interação entre autores, instituições de ensino e empresas que utilizam os 'case studies' como método de ensino e aprendizagem.

[Notícia sugerida por Sofia Baptista]

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close