Negócios e Empreendorismo

‘Case study’ da Renova vence prémio internacional

O estudo de caso sobre a Renova, desenvolvido pelo INSEAD - Escola de Negócios Mundial -, venceu o prémio internacional Ecch Case Awards, na categoria "Overall Winner".
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O estudo de caso sobre a Renova, desenvolvido pelo INSEAD – Escola de Negócios Mundial -, venceu o prémio internacional Ecch Case Awards, na categoria “Overall Winner”. Esta foi a primeira vez que um estudo realizado por uma universidade fora dos EUA venceu o galardão.

O 'case study' (estudo de caso, em português) da Renova entrou no plano curricular do mestrado do INSEAD em 2010 e foi preparado durante cerca de um ano por investigadores da universidade. O projeto esteve em competição com outros trabalhos de universidades como Stanford ou a Cambridge Judge Business School.

Em análise está a capacidade inventiva da marca, que se tem diferenciado das concorrentes não só na inovação de produtos, mas também pela aplicação de estratégias de comunicação e marketing ousadas.

Uma das ideias mais aclamadas da Renova foi o lançamento do papel higiénico negro e, mais tarde, de várias outras cores. Com esta iniciativa a companhia nacional rapidamente deixou de estar apenas associada ao papel higiénico vendido em supermercados, para passar a constar da decoração de hotéis luxuosos e até de desfiles de moda.

Em comunicado do INSEAD, Pierre Chandon, um dos autores do “case study” – juntamente com Yakov Bart, Steven Sweldens e Raquel Seabra de Sousa – manifesta a sua satisfação pela vitória do prémio e refere o seu contentamento em ver a conquista de uma empresa portuguesa ser reconhecida.

“O sucesso da Renova em trazer inovação e criatividade a uma categoria acomodada pode servir de inspiração a todos os diretores que lutam contra dificuldades e é um motivo para nos mantermos otimistas em relação o tecido empresarial do sul da Europa”, reconhece o professor de marketing da escola, que foi a primeira fora dos EUA a vencer este prémio.

Organizada pela Ecch, uma organização sem fins lucrativos, esta competição promove, desde 1991, a interação entre autores, instituições de ensino e empresas que utilizam os 'case studies' como método de ensino e aprendizagem.

[Notícia sugerida por Sofia Baptista]

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