A cidade de Vila Nova de Gaia já tem o primeiro centro de abastecimento rápido para carros elétricos. Em 10 minutos é possível garantir uma autonomia para 60 quilómetros.
A cidade de Vila Nova de Gaia já tem o primeiro centro de abastecimento rápido para carros elétricos. Em 10 minutos é possível garantir uma autonomia para 60 quilómetros.Vila Nova de Gaia tornou-se esta quinta-feira o primeiro município do país a ter uma bomba de abastecimento rápido de veículos eléctricos onde é possível, em apenas 10 minutos, carregar um destes automóveis com energia para 60 quilómetros.
“É um primeiro passo. A Câmara de Gaia já tinha anunciado a sua intenção de dar passos muito firmes no sentido de criar no município um modelo de sustentabilidade no que diz respeito ao ambiente e a questão da mobilidade é um factor fundamental”, salientou Marco António Costa, o vice-presidente da autarquia, durante a cerimónia de inauguração do primeiro posto situado em Vilar do Andorinho, junto à EN222.
A bomba de abastecimento é o primeiro centro auto-eléctrico da Prio Energy (participada do grupo Martifer) e está equipada com uma tecnologia inovadora de carregamento Fast Charge Drive Through, cujo desenvolvimento contou com a participação da Universidade de Aveiro.
“Já existem em muitas cidades pontos de carregamento, mas aquilo que vamos ter agora aqui é uma ilha de carregamento rápido (Fast Charge), com sistema de drive trhough, isto é de passagem”, explicou Belmiro Torres Couto, gestor de projetos do veículo eléctrico na Prio e administrador da Park Charge.
Nos pontos de carregamento rápido (com energia verde e emissões zero) será possível em 10 minutos “carregar [um veículo eléctrico] com 10kw/hora o que permite andar, pelo menos, 60 quilómetros”, destacou. O gestor da Prio salientou que, apesar de ser “um pouco mais caro”, o consumo fica muito mais barato porque o preço da energia é 10% mais barata.
100 postos rápidos para o resto do país
O administrador adiantou que a “Prio Energy tem já um plano de expansão nacional através da sua empresa operadora Park Charge” que a nível nacional irá instalar cerca de “100 pontos de carregamento distribuídos por superfícies comerciais, áreas de serviço, edifícios de escritórios, condomínios e residenciais”.
O plano de expansão, já em curso, irá resultar num investimento de “cerca de cinco milhões de euros na tecnologia de carregamentos” até ao final do ano.
Também hoje a Prio Energy entregou à Câmara de Gaia quatro veículos eléctricos, no âmbito de um protocolo assinado durante o verão entre as duas entidades e que faz parte da “intenção da autarquia em ser a primeira com uma frota” deste tipo de automóveis.
Os quatro veículos serão “colocados num serviço permanente de táxi interno que faz o transporte de funcionários municipais dentro do espaço territorial [de Gaia]”, explicou o autarca Marco António Costa.
O vice-presidente recordou que Gaia foi um dos seis municípios europeus seleccionados para a apresentação de um plano de sustentabilidade “que poderá orçar num investimento global de 78 ME” e prevê a “introdução de transporte eléctricos para utilização coletiva”.