Inovação e Tecnologia

Carro movido a água salgada aprovado na UE

É um carro desportivo e foi apresentado na Feira de Automóveis de Geneva, em Março. A tecnologia com recurso a água salgada, a FlowCell, foi agora aprovada por uma entidade técnica alemã que autoriza a circulação do automóvel em toda a Europa.
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É um carro desportivo e foi apresentado na Feira de Automóveis de Geneva, em Março. A tecnologia com recurso a água salgada, a FlowCell, foi agora aprovada por uma entidade técnica alemã que autoriza a circulação do automóvel em toda a Europa.
 
O Quant é um veículo nervoso: tem 920 cavalos e vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.8 segundos. Funciona através de uma tecnologia conhecida como Flow Cell, uma bateria que funciona como uma célula de combustível. Os eletrólitos de energia são líquidos e a energia é gerada através de elétrodos e de uma membrana. 
 
O sistema assemelha-se ao funcionamento de um motor a hidrogénio, mas a energia armazenada é produzida por água salgada. O líquido passa pela membrana entre dois tanques, criando uma descarga elétrica. 
 
A água salgada é armazenada em dois tanques, cada um com capacidade para 200 litros, que alimentam os quatro motores do carro. Dois depósitos completos permitem uma autonomia de 600 quilómetros. 

O funcionamento técnico do veículo acaba de ser aprovado pela associação alemã SGS-TÜV Saar, que certifica a segurança de vários tipos de equipamentos e tecnologias, podendo circular em qualquer estrada da União Europeia. 

No comunicado da NanoFlowcell, empresa responsável pelo protótipo do Quant, Jens-Ellerman, presidente do conselho de admnistração, considera que “o pontencial desta tecnologia é muito mais amplo, podendo ser aplicado na energia doméstica e marítima, ferroviária e aérea”.

Momento histórico para a mobilidade

Jens-Ellerman acrescenta ainda que a tecnologia permite uma grande “sustentabilidade (energética), de baixo custo e é amiga do ambiente”.

Nunzio de la Vecchia, diretor técnico, afirma que este é “um momento histórico e um marco não apenas para a empresa, mas talvez para toda a mobilidade elétrica do futuro”. A NanoFlowcell prepara-se agora para produção em série do carro. 

 
O preço do carro deverá rondar um milhão e 300 mil euros, apesar de ainda não ter sido anunciada uma data para o seu lançamento. 
 

Notícia sugerida por Maria da Luz

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