Nove países europeus vão ter oportunidade de provar os produtos mais típicos da gastronomia portuguesa - como enchidos, queijos, azeite e vinho - graças a uma iniciativa que quer atrair turistas e mostrar a aplicação dos sabores nacionais.
Nove países europeus vão ter oportunidade de provar os produtos mais típicos da gastronomia portuguesa – como enchidos, queijos, azeites e vinhos – graças a uma iniciativa de promoção lançada esta quarta-feira e que tem como objetivo atrair turistas e mostrar a aplicação dos sabores nacionais a receitas locais.
A campanha gastronómica, denominada “Portugal – Love at First Bite”, é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) e vai fazer um 'roadshow' por, pelo menos, 20 cidades da Alemanha, Polónia, Áustria, Suíça, Holanda, Bélgica, Reino Unido, França, Itália e Espanha.
A iniciativa vai concretizar-se através das viagens de uma carrinha onde foi instalada uma cozinha que estará nas estradas europeias a partir de segunda-feira e, estimam os promotores, até 28 de Novembro, com o jovem 'chef' português João Quaresma ao volante e atrás dos fogões.
“Vamos levar os sabores portugueses, mostrando ao público europeu que há um conjunto de histórias à volta dos produtos típicos e de algumas receitas portuguesas”, explica, em declarações à Lusa, João Borralho, presidente da APTECE.
Segundo o responsável, a campanha vai levar às bocas dos estrangeiros “as joias do país: a alheira, os queijos, o vinho, o azeite, o arroz, os cogumelos, a fruta, o bacalhau, a doçaria e até broa de milho” com o propósito de “mostrar as caraterísticas destes produtos e como é que eles devem ser utilizados para retirar o melhor sabor”.
João Borralho esclarece que este 'roadshow' tem dois propósitos fundamentais: “o primeiro é captar o interesse das pessoas, enquanto turistas, para virem a Portugal e às diferentes regiões”, porque serão dados a conhecer produtos de várias regiões, e o segundo é “mostrar que há produtos que têm bastante potencial, nomeadamente para a cultura gastronómica local”.
Berlim, na Alemanha, será a primeira etapa desta campanha cujo lançamento está marcado para hoje, em Lisboa, e contará com a presença da 'chef' de cozinha Justa Nobre, madrinha da iniciativa. Entre o público estarão líderes de opinião, cozinheiros, importadores e comunicação social.