O calçado português foi eleito vencedor do Prémio Europeu de Promoção Empresarial, na categoria de Apoio à Internacionalização das Empresas. Numa iniciativa que visa distinguir as melhores práticas empresariais, a Comissão Europeia escolheu a campanh
O calçado português foi eleito vencedor do Prémio Europeu de Promoção Empresarial, na categoria de Apoio à Internacionalização das Empresas. Numa iniciativa que visa distinguir as melhores práticas empresariais, a Comissão Europeia escolheu a campanha desenvolvida pela Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, em parceria com a Academia de Design e Calçado.
Protagonizada pelos modelos Sara Sampaio e Gonçalo Texeira e com o slogan 'Portuguese Shoes: Designed by the Future', a nova campanha ajudou a promover 120 pequenas e médias empresas em feiras de todo o mundo, apresentando o calçado português como sofisticado e inovador. O resultado foi um aumento de 20% nas exportações nos últimos dois anos, uma subida em média de 25% no preço do produto e a criação de mais postos de trabalho.
O feito não passou despercebido à Comissão Europeia que fez questão de premiar a iniciativa, na passada segunda-feira, em Vilnius, na Lituânia. A concurso estiveram mais de oitocentos projetos, oriundos de 28 países diferentes, sendo que apenas dezanove chegaram à final.
Portugal foi o país com maior número de projetos candidatos, num total de 56, sendo que, no fim, foram os sapatos lusos que acabaram a concorrer lado a lado com o champanhe francês da região de Champagne-Ardenne, na categoria de Apoio à Internacionalização das Empresas.
Reunido em Bruxelas, o júri dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial admitiu que a escolha foi difícil, mas acabou por entregar a 'medalha de ouro' a Portugal.
Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial (European Enterprise Promotion Awards) são um projeto da Comissão Europeia que, desde 2006, visa potenciar a divulgação de atividades reconhecidas como boas práticas no âmbito da promoção da iniciativa empresarial. Desde essa altura, já foram avaliados mais de 2.500 projectos e apoiada a criação de mais de 10.000 novas empresas.
Este é o segundo ano consecutivo que o País recebe este prémio, depois de os Douro Boys terem conquistado o mesmo troféu no ano passado pela sua estratégia de promoção dos vinhos do Douro.
Notícia sugerida por Alexandra Maciel, Maria Pandina e Maria Manuela Mendes