Uma cadela 'pitbull' resgatada há cinco anos por uma família de Boston, nos EUA, ajudou a salvar a vida do dono durante um ataque cardíaco noturno, permitindo que o norte-americano fosse socorrido a tempo.
Uma cadela 'pitbull' resgatada há cinco anos por uma família de Boston, nos EUA, ajudou a salvar a vida do dono durante um ataque cardíaco noturno. Quando se apercebeu de que algo se passava, Sweet Dee apressou-se a acordar a dona, o que permitiu que Elliott Nerland fosse socorrido a tempo.
A cadela, acolhida pelo centro de apoio a animais MSCPA de Boston depois de ter sido abandonada e adotada pelo casal com apenas um ano de idade, entrou em ação ao encontrar Nerland inanimado no sofá e em paragem cardíaca numa madrugada de Maio.
Sweet Dee correu para o quarto dos donos, onde a mulher de Nerland, Erin Daly, dormia, e começou a ladrar de forma desesperada e a abaná-la até a acordar. Graças à intervenção rápida do animal, Daly chamou, de imediato, uma ambulância para o marido e iniciou manobras de reanimação cardiorrespiratória até à chegada da assistência médica.
“O coração do Elliott tinha parado de bater e ele não estava a respirar. A Sweet Dee tornou muito claro que algo terrível estava a passar-se. Se o tivesse encontrado um minuto mais tarde ele podia já não estar connosco hoje”, admite a esposa do norte-americano num comunicado divulgado pelo MSPCA.
Para Nerland, que foi transportado para o hospital e permaneceu vários dias em coma induzido, mas recuperou totalmente e vive, agora, com um desfibrilhador interno implantado destinado a prevenir situações idênticas, a cadela é uma verdadeira heroína.
“É fantástico como a Sweet Dea soube que havia algo de errado e percebeu que eu não estava apenas a dormir. Ela é um membro adorado da nossa família, mas nunca me tinha apercebido da profundidade dos laços que nos unem”, confessa o norte-americano.
“Tanto a Dee como a minha mulher estiveram lá quando eu mais precisei e vou estar-lhes grato para sempre”, finaliza Nerland.
Notícia sugerida por Maria da Luz