Com o nome de 'Explicas-me', o projeto define-se como “um serviço inovador e completamente gratuito”, este serviço está disponível, em todo o país, para todos os alunos, do 1.º ciclo ao ensino universitário.
A rede já conta com mais de mil explicadores e centro de explicações inscritos na plataforma, o 'Explicas-me' foi lançado há cerca de quatro meses, e contou com “um investimento relativamente baixo”, contam os responsáveis pelo projeto em comunicado enviado ao Boas Notícias.
A ideia partiu de uma dificuldade em arranjar e escolher um explicador que os próprios jovens sentiram. “Pesquisar em anúncios, pedir referências a colegas, depois telefonar a cada um dos contatos a solicitar informações e preços. No fundo tinha imenso trabalho e muitas vezes não encontrava a solução que procurava”, conta Renato Chainho, citado pela mesma fonte.
Plataforma não têm custos para os alunos e pais
Apesar de não ter custos para os alunos e pais, é cobrado um pequeno valor aos explicadores e aos centros de explicação por cada contato estabelecido.
Matemática, português, inglês, física e química, biologia e geologia, geometria descritiva, análise matemática, economia, contabilidade e estatística são as disciplinas que mais pessoas procuram na plataforma.
O site já recebeu a visita de “milhares de alunos e encarregados de educação” e já entrou em contato com mais “de 500 contatos com Explicadores e Centros de Explicação”.