Uma banda de Barcelos toca só com instrumentos de barro e promete fazer sucesso com o tema "Tears in Heaven", de Eric Clapton. O primeiro concerto do grupo está marcado para Agosto.
Uma banda de Barcelos toca só com instrumentos de barro e promete fazer sucesso com o tema “Tears in Heaven”, de Eric Clapton. O primeiro concerto do grupo está marcado para Agosto.
A “banda de barro” está ainda a nascer e toca apenas instrumentos como ocarinas, udus, maracas e pratos. É constituída por trinta jovens instrumentalistas, todos com idades entre os 9 e os 18 anos.
“Para eles, que estão habituados a tocar instrumentos de difícil execução nos conservatórios e escolas de música, os instrumentos de barro acabam por ser um grande um desafio”, disse a maestrina da banda, Marta Bastos, em declarações à agência Lusa.
“Além disso, estão a acarinhar este projeto de forma diferente por saberem que os instrumentos foram fabricados por alguém da sua terra”, acrescenta. A tarefa de dar forma a estes originais instrumentos coube a João Lourenço, o mestre oleiro da freguesia de Oliveira.
Henrique tem 9 anos, é o “caçula” da banda, toca udu, mas não esconde que está a ser “um bocado difícil” adaptar-se ao instrumento, nomeadamente para “apanhar o ritmo”.
O projeto está ser implementado ao abrigo de um protocolo assinado entre a Câmara de Barcelos, a Banda Musical de Oliveira e a Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA).
Para Marta Barros, a Banda Musical de Oliveira tem neste projeto “um papel fundamental”, já que lhe caberá criar o novo grupo, com crianças e jovens da sua escola de formação.
Quanto à ATAHCA, a associação financia a compra de 60 instrumentos musicais em barro, 30 estojos de madeira e 30 uniformes para o grupo musical, num investimento que não chega aos 5.000 euros.
“Muito mais do que o valor material, o que aqui está em causa é o valor incalculável da preservação e revitalização de um património emblemático desta região”, sublinha Mota Alves, presidente da ATAHCA.
O primeiro concerto da banda “de barro” deverá acontecer em Agosto, sendo a vocação da banda, preferencialmente, para concertos em ambientes intimistas, de sala. “Mas também iremos certamente atuar ao ar livre”, acrescentou Marta Bastos.
O primeiro concerto da banda “de barro” deverá acontecer em Agosto, sendo a vocação da banda, preferencialmente, para concertos em ambientes intimistas, de sala. “Mas também iremos certamente atuar ao ar livre”, acrescentou Marta Bastos.
Notícia sugerida por Maria Pandina