Um avião ultraleve sem piloto e movido a energia solar aterrou esta sexta-feira no Arizona, oeste dos Estados Unidos, após 14 dias e 21 minutos de voo, confirmou à AFP um porta-voz do grupo QinetiQ, fabricante do protótipo.
Um avião ultraleve sem piloto e movido a energia solar aterrou esta sexta-feira no Arizona, oeste dos Estados Unidos, após 14 dias e 21 minutos de voo, confirmou à AFP um porta-voz do grupo QinetiQ, fabricante do protótipo.O avião “Zephyr aterrou às 7h04 locais, o que significa que esteve no ar durante 14 dias e 21 minutos. Esperamos a confirmação oficial de recordes mundiais da Federação Internacional de Aviação”, disse, em Londres, a porta-voz do grupo, Claire Scotter.
O Zephyr, com 22,5 m de envergadura e 50 kg, iniciou o voo em 9 de julho, a partir da base de testes militares do exército norte-americano em Yuma (Arizona).
Construído com fibra de carbono, o Zephyr alimenta-se através de painéis solares fixados nas asas que captam energia durante o dia e a armanezam numa bateria que prolonga o funcionamento da areonave durante a noite.
O recorde mundial anterior, também registrado por um Zephyr do QinetiQ, era de 30 horas e 24 minutos de voo, alcançado em 2001.
Segundo o QinetiQ, o Zephyr pode ser utilizado para observar o solo ou transmitir comunicações durante operações militares.