Aterrou, este sábado, em Phoenix, o Solar Impulse, avião movido totalmente a energia solar - sem uma única gota de combustível - que, nos próximos dois meses, vai sobrevoar os EUA. A primeira etapa da experiência foi concluída com sucesso.
Aterrou, este sábado, em Phoenix, o Solar Impulse, avião movido totalmente a energia solar – sem uma única gota de combustível – que, nos próximos dois meses, vai sobrevoar os EUA. A primeira etapa da experiência “Across America 2013” foi concluída com sucesso e durou cerca de 18 horas.
A aeronave experimental, que tem uma envergadura idêntica à de “monstros” da aviação como o Boeing 777 e o Airbus A340 e cujas asas estão cobertas por 12.000 células solares, tinha já feito, o ano passado, o primeiro voo transcontinental efetuado por um aparelho deste tipo, unindo a Europa a África numa travessia entre Suíça, Espanha e Marrocos.
Agora, os co-fundadores do projeto, os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg, querem fazer o Solar Impulse ligar várias cidades dos EUA, tendo como objetivo provar a eficácia das energias renováveis como combustível e, ao mesmo tempo, ampliar a adoção de tecnologias limpas na produção de energia a nível mundial.
O avião, que partiu de Moffett Field, um aeroporto civil e militar perto do extremo sul de San Francisco, na Califórnia, seguiu para Phoenix, no estado vizinho do Arizona, em velocidade baixa, fazendo pouco ruído a levantar voo e chegando ao destino após 18 horas.
“Graças à nossa amizade e parceria, chegámos aqui. O meu sonho é que as pessoas compreendam o potencial destas tecnologias e comecem, também, a utilizá-las no chão”, afirmou Borschberg no momento da descolagem, citado no site oficial do projeto.
Borschberg e Piccard mostraram-se satisfeitos no momento da chegada a Phoenix
As próximas paragens do Solar Impulse acontecerão nas cidades de Dallas, St. Louis e Washington, a capital. Em cada uma delas haverá pausas para se aguardarem condições atmosféricas favoráveis e, se tudo correr como esperado, a viagem terminará dentro de dois meses no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque.
Apesar de apenas conseguir viajar com tempo soalheiro e a cerca de 69 km/hora, o Solar Impulse apresenta uma vantagem importante em relação a outros modelos semelhantes, graças a um sistema que lhe permite voar de dia e de noite através de baterias que são carregadas quando há sol e que armazenam a energia para mais tarde.
O projeto Solar Impulse teve início em 2003 com um orçamento de 90 milhões de euros para um período de 10 anos. A construção do avião envolveu a participação de engenheiros da Schindler, reconhecida fábrica suíça de elevadores, e o apoio do grupo químico belga Solvay, que patrocina a iniciativa com o propósito de testar novos materiais e tecnologias.
Clique AQUI para ver os vídeos da descolagem em San Francisco e da aterragem no Arizona (e outros momentos da história desta aeronave solar) no site oficial do Solar Impulse.