Uma companhia aérea chinesa completou, no sábado, o primeiro voo comercial do país movido a biocombustível produzido a partir de óleo alimentar usado. O avião de passageiros da Hainan Airlines ligou, com sucesso, Xangai e Pequim.
Uma companhia aérea chinesa completou, no sábado, o primeiro voo comercial do país movido a biocombustível produzido a partir de óleo alimentar usado. O avião de passageiros da Hainan Airlines, um Boeing 737-800, ligou, com sucesso, as cidades de Xangai e Pequim.
De acordo com um comunicado da Boeing, fabricante norte-americana de aviões, o voo, que seguiu o seu horário e rota habitual, foi “alimentado” com uma mistura de combustível tradicional e biocombustível ecológico produzido pela empresa Sinopec a partir de óleo de cozinha usado recolhido em restaurantes da China”.
“Sentimo-nos honrados por ter visto o nosso avião voar com biocombustível ecológico entre Xangai e a capital do nosso país”, afirma, no mesmo comunicado, o vice-presidente da Hainan Airlines, Pu Ming, que pilotou a aeronave durante a viagem, considerada histórica para a aviação chinesa.
“Sendo uma companhia que está a crescer rapidamente a nível nacional e internacional, a Hainan Airlines está a demonstrar o seu compromisso para com o ambiente, provando que este biocombustível é uma alternativa segura e eficaz para o sistema de transporte aéreo chinês”, acrescenta Ming.
Segundo a Boeing, este “biocombustível produzido de forma sustentável” é capaz de reduzir “as emissões de carbono em 50% a 80% em relação ao petróleo e deverá vir a desempenhar um papel fundamental no crescimento futuro da aviação contribuindo, ao mesmo tempo, para o alcance de metas ambientais”.
“A Boeing está orgulhosa por ver avançar a sua parceria de várias décadas com a China e por colaborar de perto com a Hainan Airlines e a Sinopec para alcançar esta meta importante”, realça Ian Thomas, presidente da Boeing China, que considera que este compromisso para com a aviação sustentável está a ajudar “a melhorar a indústria e, a longo-prazo, o ambiente”.
O primeiro voo do mundo alimentado a 100% por biocombustível realizou-se em 2012, tendo partido, à data, de Otava, capital do Canadá. Entretanto, vários outros aviões comerciais de companhias como a Air Canada e a australiana Qantas têm testado com sucesso misturas de biocombustíveis e petróleo em voos de passageiros.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes e Vítor Fernandes