O projeto apresentado pelo atelier Aires Mateus foi o grande vencedor do concurso europeu que visa a construção da nova Faculdade de Arquitetura de Tournai, na Bélgica. Entre um total de 20 candidaturas apresentadas, a comissão de jurados escolheu a
O projeto apresentado pelo atelier Aires Mateus foi o grande vencedor do concurso europeu que visa a construção da nova Faculdade de Arquitetura de Tournai, na Bélgica. Entre um total de 20 candidaturas apresentadas, a comissão de jurados escolheu a proposta portuguesa como aquela que iria dar vida ao novo estabelecimento de ensino belga.
O mesmo irá ocupar uma área de 7.000 metros quadrados, correspondente a um quarteirão do centro histórico, destinada à atividade de 600 alunos universitários. As obras devem arrancar ainda este ano, naquela que é uma das cidades mais antigas da Bélgica – Tournai -, onde vários edifícios são classificados como património mundial da UNESCO.
O projeto será desenvolvido em parceria com a empresa belga de construção Tradeco, num quarteirão semiconstruído onde o novo edifício irá inter-relacionar as diferentes funções dos espaços contíguos.
O desenho premiado, da autoria dos irmãos Manuel e Francisco Aires Mateus evoca a iconografia existente no património arquitetónico de Tournai. A sua geometria origina várias praças urbanas e produz um grande espaço interior que albergará todas as atividades académicas, ao mesmo tempo que estabelece uma profunda colaboração com a comunidade.
O novo edifício surge sobretudo da ambição de fundar um novo valor arquitetónico, não tocando naquilo que está já construído a não ser em passagens precisas. Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o atelier Aires Mateus conta que se pretende “que o novo quarteirão recuperado seja consagrado à vida urbana e, mais profundamente, à troca cultural”.
Na praça principal vai ser criado um pequeno bosque com árvores locais, por forma a transformar esse espaço também numa zona vivida enquanto espaço exterior.