Instalado a mais de 5.000 metros de altitude, no planalto de Chajnantor, no Chile, este é o maior rádio-telescópio do mundo, com 66 antenas a trabalhar em conjunto. Tal como o Boas Notícias avançou na semana passada, a inauguração do ALMA decorre esta quarta-feira entre as 14:30 e as 16:00 (hora de Lisboa) e pode ser acompanhada online no endereço http://www.almaobservatory.org/inauguration/.
O ALMA, batizado “o telescópio das origens”, nasce de uma parceria entre a Europa (representada pelo Observatório Europeu do Sul, do qual Portugal faz parte desde 2001), América do Norte (EUA e Canadá), Ásia Oriental (Japão e Taiwan), em colaboração com o Chile.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa – que participou na definição e planificação do ALMA (Atacama Large Millimetre/submillimetre Array) – afirma que este equipamento possui “capacidades únicas” pelo que se espera “que o ALMA revele, pela primeira vez, os detalhes da formação de estrelas, planetas, galáxias, e até mesmo a formação dos compostos que se julgam estar na base da própria Vida”.
Centro de Astronomia inaugura nova série de Vodcasts
O Centro de Astronomia e Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CAAUL) associa-se a este evento, com o lançamento de um Vodcast dedicado ao ALMA. Este vídeo representa o primeiro de uma nova série de Vodcasts dedicados a abordar e esclarecer os principais temas da Astronomia.
No comunicado, José Afonso, diretor do CAAUL e orador do Vodcast inaugural, recorda que “o CAAUL esteve envolvido na definição e planificação do ALMA” e que já tem “observações aprovadas para os próximos meses”.
“Note-se que os astrónomos portugueses têm, através do Observatório Europeu do Sul, acesso a este telescópio revolucionário e também o CAAUL possui toda a capacidade técnica e científica para apoiar qualquer proposta de observação com o ALMA, por parte da comunidade científica portuguesa”, salienta o astrónomo.