Três astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) regressaram sãos e salvos à Terra no Soyuz, o módulo espacial russo que esteve 163 dias em órbita no espaço. O russo Oleg Kotov, o americano Timothy Creamer e o japonês Soichi Noguchi a
[Imagem: NASA]Três astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) regressaram sãos e salvos à Terra no Soyuz, o módulo espacial russo que esteve 163 dias em órbita no espaço. O russo Oleg Kotov, o americano Timothy Creamer e o japonês Soichi Noguchi aterraram no Cazaquistão sem contratempos, conforme anunciou a agência noticiosa EFE.
“Foi uma aterragem suave”, confirmou um dos porta-vozes da missão em Moscovo. Os astronautas foram transportados em cadeiras já que precisam de algum tempo até voltarem a ajustar-se à gravidade depois de quase meio ano no espaço.
Antes de a tripulação partir rumo a terra, Timothy Creamer admitiu que ia sentir saudades da EEI, mas confessou que estava ansioso por “especificamente, voltar a beber algo sem ser com uma palhinha e ter a comida no prato, para variar”.
Os EUA vão passar a depender dos Soyouz russos para transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional, devido à paragem do programa de vaivéns. A 15 de junho parte uma nova expedição para a EEI.
Agora depois de cumprida a missão onde asseguraram a ida de três expedições à EEI, Creamer e Noguchi regressam à sede da NASA, em Hudson, nos EUA, enquanto Oleg Kotov volta a Moscovo.
Soichi Noguchi durante a sua estadia no espaço tornou-se famoso por publicar na internet, via Twitter, centenas de fotografias de cidades e localidades no mundo vistas do Espaço. O Astro Soichi tem milhares de seguidores no twitter que vão certamente sentir saudades dos tweets espaciais deste astronauta.