Pelo 16º ano consecutivo, a Assistência Médica Internacional (AMI) lança, esta terça-feira, mais uma Campanha de Reciclagem de Radiografias. Até dia 05 de julho é possível entregar em qualquer farmácia as radiografias com mais de cinco anos ou sem valor de diagnóstico.
Segundo a AMI, as radiografias serão posteriormente recolhidas e recicladas para a extração dos sais de prata que contêm.
“Além de permitir encaminhar de forma racional este tipo de material, o projeto serve os quatro pilares da AMI, já que alerta consciências e cria riqueza para os projetos da AMI nas áreas da Assistência Médica, Ação Social e Ambiente em Portugal e no Mundo”, refere a organização.
Segundo o site da organização, a AMI introduziu em Portugal a ideia de recolher resíduos para angariação de fundos em 1996, através do projeto de Reciclagem de Radiografias. Entretanto, a Fundação ampliou a iniciativa a outros resíduos, como os consumíveis informáticos, os telemóveis, os óleos alimentares usados e os equipamentos elétricos e eletrónicos
Atualmente a AMI recupera:
– Radiografias da qual se extraem sais de prata
– Toners e consumíveis informáticos que podem ser reutilizados até 6 vezes
– Telemóveis que podem ser reparados e reentrar na rede comercial de usados
– Óleos alimentares usados que podem ser transformados em biodiesel
– Equipamentos elétricos e eletrónicos cujas peças podem ser reutilizadas
Foram ainda lançados recentemente dois projetos complementares:
– Gestão documental associada à proteção de dados pessoais e confidenciais, assegurando a destruição correta
– Promoção da utilização de mobiliário urbano reciclado, 100% fabricado a partir de plástico reciclado
[Notícia sugerida por Raquel Baêta]