Os alunos finalistas de "Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas" e "Técnicas de Cozinha/Pastelaria" da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste acabam de lançar um livro com receitas originais que desenvolveram ao longo do ano letivo.
Os alunos finalistas de “Técnicas de Serviço de Restauração e Bebidas” e “Técnicas de Cozinha/Pastelaria” da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste acabam de lançar um livro com receitas originais que desenvolveram ao longo do ano letivo.
O restaurante de aplicação escolar foi o palco de teste das ementas presentes no livro “Cozinha de Autor”, que podem agora ser experimentadas pelo público em geral mediante a compra do livro que está à venda, por 10 euros, na escola das Caldas da Rainha.
As receitas originais criadas pelos alunos são inspiradas em receitas tradicionais portuguesas e privilegiam os produtos típicos da região do Oeste.
Entre elas está por exemplo, um enrolado de robalo com presunto recheado com maçã de Alcobaça acompanhado de brunesa de legumes e molho de manteiga e limão e, como sobremesa, cavacas das Caldas da Rainha recheadas de creme de pera rocha do Oeste e redução de ginja de Óbidos e crocante de amêndoa.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o Turismo de Portugal – que gere a rede de 12 Escolas de Hotelaria e Turismo de norte a sul do País e duas em regime de protocolo com as autarquias de Fundão e Mirandela – explica que o projeto “Cozinha de Autor” permitiu avaliar as capacidades dos alunos do ponto de vista técnico, comportal e social.
No decurso do projeto, os estudantes foram, eles próprios, os autores e responsáveis do serviço de bar, restaurante e produção de cozinha do restaurante pedagógico da escola do Oeste.
Este projeto contou ainda com a colaboração das oficinas técnicas da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha e do Instituto Politécnico de Leiria, que ajudaram a criar o livro.