Daniela Polónia, da área de engenharia eletrotécnica, e Ricardo Fernandes, da área de engenharia eletrónica e de telecomunicações, foram os primeiros classificados nas categorias de doutoramento e mestrado, respetivamente.
A vencedora da categoria de doutoramento propôs a criação de um mercado eletrónico de teleradiografia, recorrendo apenas a um equipamento já existente, com o objetivo de melhorar processos, aproveitar recursos com mais eficácia e reduzir custos nos serviços de imagiologia. Com a apresentação deste projeto, Daniela Polónia ganhou um prémio no valor de três mil euros.
Já Ricardo Fernandes, a quem foram atribuídos dois mil euros, sugeriu a criação de um pequeno dispositivo de comunicação sem fios que consegue funcionar sem bateria, retirando energia de ondas eletromagnéticas – em última instância, se aplicada a aparelhos de maiores dimensões, como telemóveis, esta tecnologia poderá evitar o uso de baterias.
De realçar que o segundo lugar da categoria de doutoramento foi, também, alcançado por um aluno da Universidade de Aveiro. Navin Kumar recebeu dois mil euros com a proposta de criação de um dispositivo de comunicação de dados através de luzes para sistemas avançados de assistência à condução – o VIDAS (Visible Light Communication for Advanced Driver Assistance Systems).
[Notícia sugerida por Anabela Figueiredo]