Inovação e Tecnologia

Alunos da U. Aveiro vencem Fraunhofer Portugal Challenge

NULL
Versão para impressão
Dois alunos da Universidade de Aveiro (UA) venceram o Fraunhofer Portugal Challenge 2011. O concurso, nos domínios das Tecnologia de Informação e Comunicação e da Multimédia, é organizado pelo Fraunhofer e pelo centro de investigação AICOS, tendo por objetivo a apresentação de ideias inovadoras e de utilidade prática baseadas em teses de mestrado ou doutoramento.

Daniela Polónia, da área de engenharia eletrotécnica, e Ricardo Fernandes, da área de engenharia eletrónica e de telecomunicações, foram os primeiros classificados nas categorias de doutoramento e mestrado, respetivamente.

A vencedora da categoria de doutoramento propôs a criação de um mercado eletrónico de teleradiografia, recorrendo apenas a um equipamento já existente, com o objetivo de melhorar processos, aproveitar recursos com mais eficácia e reduzir custos nos serviços de imagiologia. Com a apresentação deste projeto, Daniela Polónia ganhou um prémio no valor de três mil euros.

Já Ricardo Fernandes, a quem foram atribuídos dois mil euros, sugeriu a criação de um pequeno dispositivo de comunicação sem fios que consegue funcionar sem bateria, retirando energia de ondas eletromagnéticas – em última instância, se aplicada a aparelhos de maiores dimensões, como telemóveis, esta tecnologia poderá evitar o uso de baterias.

De realçar que o segundo lugar da categoria de doutoramento foi, também, alcançado por um aluno da Universidade de Aveiro. Navin Kumar recebeu dois mil euros com a proposta de criação de um dispositivo de comunicação de dados através de luzes para sistemas avançados de assistência à condução – o VIDAS (Visible Light Communication for Advanced Driver Assistance Systems).

[Notícia sugerida por Anabela Figueiredo]  

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close