A Nestlé, através da sua iniciativa global “Nestlé por Crianças Mais Saudáveis” anunciou este ano o seu compromisso de ajudar 50 milhões de crianças a viver de forma mais saudável até 2030. O objetivo da Companhia é dar suporte aos pais e aos cuidadores para que estes possam ajudar os seus filhos a terem uma vida mais saudável, apoiada na pesquisa e desenvolvimento em nutrição que a Nestlé leva a cabo todos os dias e que se reflete numa constante inovação no seu portefólio e num continuo trabalho de educação alimentar que promove nas escolas.
Essa mesma inovação permitiu já à empresa atingir metas ambiciosas como a remoção de mais de 40 mil toneladas de açúcar e 6.200 toneladas de gordura saturada do seu portefólio, desde 2014; a remoção de mais de 15 mil toneladas de sal desde 2012; o aumento em 174 mil milhões no número de produtos alimentares fortificados com micro-nutrientes e conseguir chegar à meta de ter 99,8% do portefólio livre de ácidos gordos trans (TFA).
É precisamente nestas áreas que o programa global dedicado às crianças está focado: reduzir, de forma transversal ao seu portefólio, os teores de sal, açúcar e gordura saturada, com a simultânea inclusão de ingredientes saudáveis, como vegetais e cereais ricos em fibra. Ajudar as famílias a adotar hábitos de vida mais saudáveis é outro dos objetivos que a Companhia persegue, através da disponibilização de informação transparente, de receitas simples, com dicas de cozinha e de estilos de vida ativos para os mais novos. Conhecer mais profundamente as necessidades nutricionais das crianças tem sido um fator critico para um melhor acompanhamento em nutrição, saúde e bem-estar.
A acrescer aos objetivos já alcançados, compromete-se ainda a adicionar, até 2020, 750 milhões de porções (80g) de vegetais, 300 milhões de porções (16g) ricas em fibra, 300 milhões de porções (16g) de cereais ricos em fibra, frutos secos e sementes; em reduzir os açúcares adicionados em mais 5% e o sal em mais 10% e ainda reduzir, também em mais 10%, os teores de gordura saturada.