Como alguém dentro da área seguradora há quase 20 anos é impossível descolar-me de tudo o que aprendi, vi e vivi ao longo deste tempo. Por isso a principal dica é esta que adianto já: Recorrer a um profissional da área.
Quando temos um sintoma físico é o médico que consultamos e não o sapateiro ou o talhante por isso nesta área dos seguros e porque ela envolve a nossa vida, saúde, dinheiro eu insisto neste ponto.
Segue um pequeno excerto com algumas das dicas que constam no ABC da Poupança (livro) onde encontra mais formas de rentabilizar o seu dinheiro tanto nesta área como noutras.
2 – Avalie as suas necessidades. Perceba exatamente quais são as suas necessidades de protecção: no caso de um acidente e ficar sem trabalhar tem como fazer face às despesas? E no caso de um falecimento? O seu sistema de saúde protege-o em que situações? Se um vidro so seu carro rachar ou partir tem como pagar o arranjo?
3 – Faça prospecção do mercado. Sente-se ao computador e faça simulações nos sites das seguradoras e compare as diferentes propostas. De preferência recorra a um profissional isento para aconselhamento.
5 – Contrate apenas o que realmente necessita. Há coberturas dos seguros que podem não fazer sentido para si contratar, nesse caso e se possível exclua-as. Ex: Alguém que tem um seguro de Acidentes Pessoais a prevenir uma incapacidade temporária ou definitiva ou ainda um falecimento por acidente não precisa esta cobertura no seguro de automóvel, basta contratar para restantes ocupantes caso seja necessário.
7 – Contratar vários seguros na mesma companhia pode ser vantajoso. No entanto não é regra e há situações em que tendo seguros em companhias diferentes compensa os descontos que teria contratando tudo numa só. É algo que necessita de estudo casuístico e mais uma daquelas situações em que a consulta de um profissional é aconselhável. Pode poupar cerca 20%
8 – Mantenha-se isento de sinistralidade pois sempre que tem um sinistro isso significa o aumento do prémio de seguro.E claro está, há todas as outras coisas tais como o tempo, as chatices para as quais não há indemnização que alguma vez compense.
[Ana Bravo é consultora de crédito bancário e sócia-gerente da RP Formação. Para saber mais sobre os serviços, cursos e workshops desta empresa de consultoria e educação financeira clique aqui]