A iniciativa, intitulada ReThink Eco-Project: Redução, Reutilização, Reciclagem e Valorização de Resíduos da Indústria do Café, insere-se no Programa de Sustentabilidade “Planeta Delta”.
Este projeto nasce da vontade da Delta Cafés de inverter o ciclo de vida dos resíduos produzidos pela actividade da empresa, nomeadamente através da borra de café, com vista a reduzir o impacto ambiental.
A empresa está centrada na valorização dos resíduos das cápsulas de café Delta Q, as borras mas também o plástico das embalagens. Já foram concebidos recipientes próprios para deposição das cápsulas usadas, chamados “capsulões” para distribuir, por exemplo nas Lojas da marca.
O diretor de Inovação da Delta Cafés, Marco Miranda. explicou à Lusa que, da borra, é possível extrair “elementos ricos, como óleos essenciais e para a produção de biodiesel e indústria de produtos naturais, e também antioxidantes, já que muitos dos produtos anticelulíticos e de beleza têm como componente ativa a cafeína”.
“Sabemos também que, se queimarmos a borra, para produção de vapor e co-geração, podemos reincorporar energia nas nossas instalações. Ou, então, podemos criar biogás, utilizando-o igualmente como fonte de energia”, acrescentou.
O projeto, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), arrancou em 2009 e “só termina em março de 2011”.
Saiba mais na página oficial do projeto ReThink.