A Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia vai lançou a iniciativa Lisbon Alternative Experiences, que tem como objetivo potenciar novos elementos turísticos capazes de oferecer uma experiência multidimensional, a aplicação de melhores práticas internacionais de inovação turística e a descentralização das visitas para fora do eixo histórico da cidade de Lisboa, mantendo ou aumentando o número de turistas e respeitando a capacidade de carga ambiental e social da cidade.
O projeto pretende desafiar a região para novas formas de atração turística e propõe aos estudantes de todas as licenciaturas da Faculdade de Turismo e Hospitalidade da Universidade Europeia o desenvolvimento de projetos em três grandes zonas: Arrábida (Setúbal, Sesimbra e Palmela), Arco do Tejo (Vila Franca de Xira, Montijo, Alcochete, Seixal, Moita e Barreiro) e concelhos limítrofes a Lisboa (Mafra, Almada, Oeiras, Loures, Odivelas e Amadora).
Cada um dos projetos deve criar experiências heterogéneas, com o envolvimento de entidades locais, públicas e privadas, direta ou indiretamente ligadas à gestão deste território geográfico. As propostas devem incidir sobre um tema que caracterize a zona eleita e para a Arrábida foi identificado o tema “Vida Saudável” ou “Animação Turística”, para o Arco do Tejo, a “Educação Social” e as “Lendas e tradições”, já os concelhos limítrofes a Lisboa vão receber projetos relacionados com “Arte” e “Património Material”.
Os projetos, apoiados pelos docentes, serão avaliados até 30 de novembro e a 20 de dezembro realiza-se a apresentação pública dos projetos finalistas para avaliação pelas entidades públicas. As categorias a prémio são as seguintes: melhor apresentação pitch; melhor visual poster; melhor projeto em área definida; melhor ideia; melhor plano comercial; projeto mais rentável; melhor projeto gourmet saloio e melhor projeto Lisbon Alternative Experiences 2018.