O Turismo de Portugal, tendo como parceiros o Grupo Barraqueiro, Geostar, Pestana Hotel Group, SATA Azores Airlines e NOS, reafirma a sua relação com a inovação, com a segunda edição do ‘The Journey’, um programa de inovação aberta dedicado à indústria do Turismo. No fim de uma semana onde 20 start-ups oriundas dos Estados Unidos, Singapura, Colômbia, Brasil, e de vários pontos da Europa, se reuniram em Lisboa para debater e ajudar a injetar inovação no turismo nacional, foram selecionadas 14 finalistas.
As 14 escolhidas são aPieceof.me, City Check, Convious, Destygo, GoWi-Fi, Hopstay, Omikuji, Personal2Travel, Social CxN, Timescenery, Venture With Impact, Wall-i, WeTravel e Waylo, que vão gerir produtos-piloto, em estreita ligação com os parceiros do programa.
No decurso desta semana, a Beta-i ajudou a dotar os candidatos das ferramentas necessárias para que estes preparassem um business caseadaptado às necessidades dos parceiros e um plano de ação que maximize a probabilidade de sucesso do piloto. Como exemplo, a Wall-i irá recorrer a tecnologia de visão computacional e Internet of Things para gerar e apresentar em ecrãs e tablets conteúdos adaptados ao género, idade e humor dos clientes dos parceiros.
Esta segunda edição do programa foi desenhada de forma a selecionar, a uma escala global, as startups que estejam em melhor posição para colmatar desafios de inovação no sector. Para alcançar este objetivo, o âmbito de seleção não foi dedicado apenas a empreendedores que atuem exclusivamente no sector do Turismo, abrindo assim o leque a ferramentas que estejam atualmente a ser utilizadas noutras indústrias, mas que possam ser relevantes neste contexto e para este sector.
Note-se que esta segunda edição do programa está centrada em áreas de atuação como a gamificação, o aumento de conversão via canal direto, o uso de Big Data e dados analíticos, a gestão de acessos a propriedades remotamente, a robótica para o sector hoteleiro, as plataformas de gestão de influenciadores digitais, a transmissão multimédia imediata, as plataformas de pagamentos que evitam intermediários, ou a interação multi-plataforma com o cliente, por exemplo.
“A ideia deste projeto, que volta a contar com a organização da Beta-i, é cimentar o posicionamento de Portugal enquanto plataforma de empreendedorismo e experimentação para startups”, defende Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal.
“Neste momento, em que a era digital se consolida e estimula a forma de olhar para a sustentabilidade do sector, o Turismo de Portugal continua focado em criar um ambiente propício à inovação através de diversas iniciativas de apoio ao empreendedorismo, criando as condições ideais para que startups se desenvolvam e afirmem como motor do desenvolvimento do Turismo e, em consequência, da economia nacional”, continua aquele responsável.
Seguem-se dois meses de aceleração/pilotagem, com início hoje, onde os parceiros de aceleração terão a possibilidade de desenvolver produtos-piloto com as start-ups selecionadas. Os resultados dos mesmos serão apresentados no Lisbon Tourism Summit, agendado para o próximo dia 20 de novembro.
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