Os quatro eram jovens estudantes da Universidade da Madeira, partilhavam o espírito empreendedor, bem como a paixão pelos videojogos. Decidiram fazer o seu próprio jogo.
Após a vitória do programa Startweb, o quarteto passou a ter na sua bagagem três jogos para plataformas móveis. O Road Sheep, um dos produtos mais conhecidos da start-up incubada no CEIM desde 2015, já os colocou na final dos Playstation Awards; no catálogo Microsoft dos principais game developers portugueses, e no terceiro lugar dos Innovation Awards promovidos pela Sinfo. Em apenas seis meses, o jogo casual que permite ao utilizador personalizar as suas personagens, foi lançado para Android e IOS, atingindo mais de 20 mil downloads em países como os Estados Unidos e Inglaterra.
A par da vertente lúdica, a Dobsware também desenvolve aplicações adaptadas às necessidades de cada cliente, tendo já alguns exemplos no setor dos transportes e da restauração. A empresa acredita que a introdução de estratégias de gamification* oferece experiências únicas aos utilizadores, aumentando a ligação do público aos produtos ou serviços disponibilizados pelas marcas.
Sem esquecer o seu papel ativo na sociedade, a Dobsware lançou, de forma gratuita para Android, IOS e Windows Phone, a aplicação Combustíveis da Madeira. Uma plataforma onde os madeirenses se podem informar sobre o preço atual dos combustíveis no arquipélago. Sendo estes preços tabelados, ou seja o preço é fixo para todos os postos de combustíveis da região, os valores que entrarão em vigor na segunda-feira são divulgados na sexta-feira anterior.
A incubação física no CEIM tem assumido extrema relevância para os quatro jovens ao possibilitar a colaborações importantes com a PT (através do BlueStart), Microsoft (através do Bizspark) ou Facebook (pelo FBstart).
Pela excecionalidade dos produtos que comercializam, videojogos e aplicações móveis, sabem que o seu mercado é global e muito poderoso, em particular o segmento dos jogos para mobile, que gerou cerca de 15 Biliões de euros em 2015.
*Estratégia de interação entre pessoas e empresas com base na oferta de incentivos que estimulem a ligação do público às marcas de maneira lúdica.
O conteúdo Dobsware: Jogos e mais jogos aparece primeiro em i9 magazine.