O mundo digital está a alterar-se cada vez mais rapidamente, verificando-se uma “humanização” da tecnologia. Relembremos, por exemplo, a mudança de algoritmo que o Facebook levou a cabo no início deste ano, aproximando mais as pessoas e eliminando o excesso de informação de empresas e marcas. Para abordar precisamente as tendências digitais para este ano, a E.Life – especialista em Inteligência de Mercado e Gestão de Relacionamento nas Redes Sociais – promove uma palestra de entrada gratuita, mediante inscrição prévia. O momento está agendado para 6 de março, às 10h00, no Hotel Altis Belém (Lisboa).
“Digital: O que nos espera em 2018” coloca em foco as várias mudanças que se vão verificar na comunicação, expondo diferentes business cases com diferentes modelos de negócio – desde a marca própria, até ao franchising e ao retail. A palestra será ministrada por Jairson Vitorino – fundador e chief technology officer (CTO) do grupo E.Life e doutorado em Inteligência Artificial pela Universidade de Ulm, na Alemanha, país onde reside atualmente.
As inscrições para a iniciativa podem ser feitas através AQUI.
FLOW: A inteligência contínua ao serviço das marcas
Uma das tendências que será discutida no evento é aquilo a que a E.Life designa como Flow (ou Fluxo). Este conceito parte da ideia que a quantidade de dados que as pessoas deixam no universo digital alcançou volumes inéditos e que, portanto, as pesquisas de mercado devem ser feitas com base na monitorização das redes sociais, Google, Amazon, etc. A inteligência contínua através da análise de dados recolhidos nos touchpoints digitais tem a vantagem de entregar análises mais curtas e focadas em subtemas transversais às marcas durante todo o ano, bem como identificar temas “escondidos” que ainda não foram detetados pelas empresas.
Chatbots: O futuro da comunicação já chegou
O chatbot – os assistentes virtuais inteligentes capazes de interagir por voz – é o primeiro passo para desenhar uma estrutura inteligente e preparar as marcas para o futuro. Estando já a desenvolver vários bots para o Facebook Messenger, a E.Life acredita que estas ferramentas permitirão tornar o relacionamento entre marca e consumidor ainda mais dinâmico. O objetivo é o de possibilitar que as empresas entendam melhor os clientes, acompanhando de perto os interesses, gostos e comportamentos, através de insights em tempo real.
O conteúdo E.Life organiza palestra sobre as tendências digitais para 2018 aparece primeiro em i9 magazine.