A chegada das férias de verão significa que muitos de nós já saíram ou vão fazê-lo nos próximos dias em busca de um merecido descanso. Ser vítima de uma infeção por malware, fraude ou qualquer outro tipo de ciberataque é um problema em si, no entanto torna-se muito mais grave quando viajamos.
Desta forma, a Kaspersky Lab elaborou uma lista de nove conselhos para que todos disfrutem de umas férias ciberseguras:
1. Bloquear os dispositivos com um código de acesso, evitando que alguém possa entrar nos mesmos e roube informação. Uma coisa simples mas que pode fazer toda a diferença.
2. Proteger-se da perda ou roubo dos dispositivos. A segurança física é o primeiro passo para proteger a informação pessoal e as credenciais financeiras. Não é possível algemar o dispositivo ao pulso mas existem outros métodos que devem ser utilizados. Por exemplo, se a função de GPS for ativada é possível localizar o telefone perdido ou eliminar, de forma remota, os dados nele armazenados. O Kaspersky Internet Security for Android oferece esta que é uma ferramenta tão útil.
3. Configurar a própria Rede Privada Virtual e utiliza-la nas conexões ao Wi-Fi público. Os hackers costumam utilizar as redes de hotéis ou aeroportos para levar a cabo as suas atividades maliciosas.
4. Ser muito cauteloso nas conexões às redes de Wi-Fi abertas. É possível que alguns utilizadores tenham criado uma conexão Wi-Fi com um nome semelhante a uma outra rede legítima para conseguir roubar dados. É preciso ter muita atenção às conexões a redes em aeroportos ou cafés.
5. Na utilização do Wi-Fi público, não se deve entrar em páginas que contenham informação pessoal como Facebook, Twitter, banco online, etc. Se houver a necessidade de aceder a uma web que contenha dados confidenciais, devem ser utilizados os dados do telemóvel.
6. Não aceder às contas pessoais (por exemplo, a conta bancária online) através de dispositivos públicos (cibercafés, aeroportos, hotéis ou bibliotecas). Estes computadores podem estar instalados com diferentes programas de spyware que monitorizam e registam os toques no teclado, intercetando o tráfego online.
7. Não deixar o Bluetooth constantemente ativo, para evitar que acedam à informação pessoal.
8. É possível evitar um susto na fatura telefónica ao alugar um telemóvel 3G/4G no destino de férias.
9. Proteger todos os dispositivos. Cada vez é guardada mais informação e fotos nos dispositivos móveis e, no entanto, não existe a consciência de os proteger da mesma forma que os PCs.